A importância de aliar a tecnologia mobile ao seu negócio

Recife

Por Julio Mila, Diretor de Digital Customer Experience da Resource

A tecnologia mobile revolucionou a forma de fazer negócios e trouxe às empresas um novo cenário para aposta: o dos aplicativos (apps). Em um mundo no qual há mais celulares que televisões, é impossível terminar o dia sem recorrer à tela do telefone móvel. Pedir uma refeição, chamar um taxi, verificar o extrato bancário ou simplesmente checar os e-mails estão entre milhares de possibilidades de serviços que temos disponíveis na palma da mão. A era digital modificou os hábitos dos consumidores e obrigou as empresas a repensarem os seus negócios e desenhar novas estratégias para se manterem competitivas no mercado atual. Os apps são uma dessas táticas de melhorias nas transações.

Para transformar o modelo de negócio para o cliente e atender às expectativas dos consumidores da nova era digital, principalmente os millennials (indivíduos que nasceram entre 1980 e 2000), é preciso levar em conta o que o público em questão espera encontrar ao baixar um aplicativo. Para isso, antes de mais nada, é preciso utilizar abordagens como Design Thinking, Lean Inception, dentre outras, para alinhar o produto aos desejos do usuário final. Quanto mais recursos as empresas puderem gerar por meio de um clique, mais assertiva será a abordagem com o cliente.

Mas como desenvolver um aplicativo mobile que atenda às expectativas do consumidor final? Para lançar uma boa solução no mercado é fundamental contar com uma equipe preparada de arquitetos, especialistas em usabilidade e Agile Experts. O roadmap do produto deve ser decidido sob a orientação de grupos multidisciplinares. Muitos desses desenvolvedores são full-stack e estão preparados para desenhar a melhor arquitetura, aliando a tudo isso com a boa experiência final do cliente.

Antes de iniciar qualquer projeto de um novo app, precisamos saber qual o objetivo que a empresa deseja atingir. Essa é a pergunta-chave que precisa ser feita para não errar na entrega do produto e aliar a marca à tecnologia mobile. A competição em um mundo digital exige criatividade para se lançar nos negócios, constante atualização para não ficar para trás e assertividade na entrega da solução. Um projeto estruturado e apoiado por um bom time de profissionais é o que garante o sucesso de qualquer iniciativa.

Quando um aplicativo é bem desenvolvido, ele permite que os clientes acessem sua empresa de forma assertiva, a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Por isso, é primordial que, durante o desenho do projeto, a usabilidade seja analisada, assim como o conteúdo que será divulgado e as funcionalidades a serem oferecidas. Tudo para que o app não caia no esquecimento do usuário ou seja jogado na lixeira.

Ao disponibilizar um aplicativo mobile, a empresa estreita os laços com os clientes e permite que eles se aproximem cada vez mais do seu negócio. Ao contrário do site, que é um ambiente no qual as pessoas procuram por informações, o aplicativo é um sistema de interação constante. A velha e funcional estratégia de negócio se mantém a mesma: quem não é visto não é lembrado.

Sem dúvida, a tecnologia mobile não vai parar de crescer. No atual mundo digital, os aplicativos deixaram de ser coadjuvantes e passaram a ocupar uma posição de destaque para o sucesso da estratégia de negócios das organizações. Mas não se esqueça: é fundamental se certificar que o desenvolvimento de novos aplicativos seja feito por um parceiro tecnológico experiente, com um bom time de profissionais. Não basta ter um app, é preciso planejar previamente seu uso e os objetivos empresariais a serem atingidos.

Sobre Iúri Moreira 431 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.