Ação da Energisa coíbe roubo de energia no sertão paraibano

Equipes de fiscalização da Energisa realizaram operações de combate ao furto de energia nesta semana nos municípios de Cajazeiras e São José das Piranhas, no sertão paraibano. Durante as averiguações foram constatados furto de energia em um posto de combustíveis e duas residências de grande porte, entre outros.

A Polícia Civil, que é acionada neste tipo de operação, esteve nos locais e autuou em flagrante os responsáveis pelas fraudes. Eles podem pegar até oito anos de prisão, conforme o Artigo 155 do Código Penal. De acordo com a Energisa, o desvio de energia acaba sendo pago por todos os clientes, uma vez que parte do valor é acrescido à tarifa.

Segundo Fabrício Sampaio, gerente do Departamento de Combate a Perdas, da Energisa na Paraíba, os desvios praticados somente por estas três unidades consumidoras correspondem ao consumo mensal de 438 residências, que tenham um gasto médio de 120 kWh. “A estimativa é que tenham sido desviados mais de 52.800 kWh de energia, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil por mês”, revela Fabrício.

Além de ser crime, vale lembrar que o furto de energia impacta na qualidade do fornecimento e oferece riscos à segurança. Denúncias podem ser feitas em qualquer canal de atendimento da Energisa de forma anônima.

Sobre Iúri Moreira 345 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.