Professor do centro de informática da UFPE é homenageado no CBSoft

O professor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Augusto Sampaio, foi escolhido como pesquisador homenageado pela relevante contribuição na área de Engenharia de Software no Brasil no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) deste ano. O prêmio é concedido anualmente no congresso pela Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Augusto Sampaio é um dos pesquisadores do Brasil com maior destaque na área de Engenharia de Software com ênfase em Métodos Formais. O docente realiza contribuições importantes na área de ensino, pesquisa e também no desenvolvimento de políticas para educação e pesquisa na área de Ciência da Computação no Brasil, já tendo atuado como Diretor de Planejamento da SBC e como membro de comitês de especialistas no CNPq e CAPES.

A premiação foi definida pelo comitê formado pelo professor emérito do CIn-UFPE Silvio Meira, pelo professor titular do Centro Jaelson Castro e por Manoel Mendonça, que foram os premiados em edições anteriores do evento. Como professor homenageado no congresso, Augusto será um dos keynotes da CBSoft, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro em Fortaleza.

Formação e trabalhos realizados

Augusto Sampaio possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFPE e doutorado pela Oxford University. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da University of York, Reino Unido (2016) e o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil em 2010. É um dos autores do modelo de formação conhecido como Residência em Software, premiado pelo MCTIC e bastante consolidado. Participou também de diversos projetos a nível nacional e internacional, como os projetos de financiamento conjunto entre NSF (EUA) e CNPq.

Augusto foi o Coordenador Brasileiro do Projeto COMPASS (Comprehensive Modelling for Advanced Systems of Systems), financiado pela Comunidade Europeia (2011-2014) e é membro do Formal Methods Europe Fellowship Award Committee e do IFIP TC1. O docente também realiza parcerias importantes com a indústria, participando como Coordenador da Cooperação entre a Motorola Mobility e o CIn-UFPE com ênfase na geração automática de testes a partir de requisitos.

Saiba mais sobre a premiação.

Sobre Iúri Moreira 345 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.