RECIFE TEM SEMANA MUNICIPAL DE TECNOLOGIA

Inteligência Aumentada

A partir da próxima segunda-feira (23), a XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife (SMCT) levará palestras, oficinas, trilhas, jogos e exposições, todas gratuitas e abertas ao público, para seis locais da cidade. O evento acontece até o domingo (29) e será realizado em parceria pela Prefeitura do Recife, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), IFPE - campus Jaboatão dos Guararapes e Departamento de Energia Nuclear da UFPE. Com o tema “A Matemática está em Tudo!”, a programação tem o objetivo de destacar a importância da ciência na vida das pessoas.

 

As atividades serão realizadas no Econúcleo Jaqueira, Jardim Botânico do Recife, IFPE - campus Jaboatão dos Guararapes, Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, Unicap e Museu de Ciências Nucleares da UFPE. A abertura acontecerá às 14h da segunda-feira (23), no auditório do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, situado na Avenida Professor Luiz Freire, 1000. Em seguida, às 14h30, haverá uma palestra abordando a temática de Tecnologia e Sustentabilidade.

 

Da terça (24) ao domingo (29), das 9h às 16h, o Jardim Botânico do Recife abrigará exposição de trabalhos feitos pelos monitores, com o objetivo de demonstrar como a Matemática está presente na natureza, através de resumos das pesquisas realizadas no local. No domingo, a apresentação será feita oralmente e os visitantes poderão escolher o melhor trabalho e performance. Como prêmio, o vencedor publicará um artigo científico na revista do JBR, a “Arrudea”.

 

Também na terça, durante todo o dia, haverá oficinas de robótica no Bloco D da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Das 14h às 17h, a Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, será palco para a palestra “Ciências nucleares e a Matemática: ferramentas interativas”, com a professora Denise Levy. Na quarta-feira (25), a programação continua com visitação de escolas ao Museu de Ciências Nucleares, na Cidade Universitária, e novas oficinas de robótica na Unicap.

 

A quinta-feira (26) será marcada por várias atividades no Econúcleo Jaqueira, durante todo o dia, como oficinas, jogos, trilha, visita guiada e contação de histórias, relacionadas à temática do evento. A partir das 14h, o IFPE de Jaboatão dos Guararapes receberá a exposição “Aplicações Nucleares e a Matemática” e a oficina “Animação digital com Tablets”. A programação no Econúcleo Jaqueira seguirá até o domingo (29).

Sobre Iúri Moreira 435 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.