Review: Samsung J5 Prime

A Samsung enviou aqui para o Blog do Moreira o Galaxy J5 Prime, um smartphone com tela de 5 polegadas, resolução de 1280×720 e tecnologia AMOLED, uma garantia de imagens com boa quantidade de detalhes. Apesar de ser um aparelho intermediário, o J5 Prime tem recursos de gente grande, como memória interna de 32MB (com possibilidade de expansão via cartão micro SD) e uma boa câmera de 13 megapixels, que também grava vídeos em full HD.

De acordo com a Samsung, o aparelho tem 7,9 milímetros (não medi, confesso). Por ser uma aparelho menor (5"), oferece boa pegada para quem tem mãos pequenas, e é ótimo para segurar e digitar com apenas uma mão. Leve, fino e com bateria removível, está disponível nas cores preta, dourado e branco. Pode ser encontrado no comércio a partir de R$ 650,00, mas sua média de preço está por volta dos R$ 800,00.

Por telefone, conversei com o gerente sênior de produtos da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini. De acordo com ele, a linha Galaxy J foi desenvolvida tendo em mente os diferentes estilos de vida dos usuários, de maneira que cada modelo da linha tem um foco. "Os destaques do J5 Prime são o acabamento em metal, a câmera para selfie e o recurso My Knox. Este último foi inicialmente pensado para criar um ambiente separado no celular para utilização como aparelho de trabalho, por exemplo, sem a necessidade de carregar dois aparelhos. "Logo descobriram que é possível utilizar o recurso para ter dois Whatsapp ou dois Facebooks, entre outros, no mesmo aparelho", revelou.

Confira a avaliação por tópicos:

Câmeras

Para muita gente, esse é um ponto que define a escolha entre este ou aquele aparelho. Por isso mesmo, os fabricantes passaram a ter cuidado especial com este quesito, inclusive nos modelos mais simples. No J5 Prime, a câmera traseira tem resolução de 13MP e abertura de foco de F1.9, uma boa ajuda para fotos em situação de pouca luminosidade. Também é possível abrir a câmera rapidamente clicando duas vezes no botão home. Já a câmera frontal, como não podia deixar de ser, foi desenvolvida tendo as selfies em mente, principalmente a noite. Além da resolução de 5MP, conta com flash frontal e diversos filtros e efeitos, como o modo de selfie panorâmica. Ficou mais fácil tirar foto com vários amigos, pois o aparelho amplia o ângulo de captura da imagem, além de oferecer modo de captura por gesto.

Confira algumas fotos feitas com o J5 Prime (clique para detalhes e tamanho original):

 

Segurança

O J5 Prime vem com sensor de impressão digital, que permite destravar o aparelho ao toque do polegar e, de acordo com a Samsung, oferecer mais segurança com senhas e números dentro de aplicativos bancários. Nos nossos testes, o leitor biométrico cumpriu bem o seu papel, destravando a tela com o dedo previamente cadstrado em várias posições - inclusive de cabeça para baixo! No entanto, ao trocar de dedo, uma mensagem avisa não ser possível ter acesso ao aparelho, com opção de destrave via PIN. As laterais de metal dão um aspecto mais robusto ao smartphone.

Desempenho

Com opção de utilizar dois chips (Dual Sim), o J5 Prime aceita cartão de memória MicroSD até 256GB. Tem 2GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. No quesito RAM, não é a configuração ideal mas não chega a comprometer o desempenho, pelo menos nas tarefas do dia a dia. No entanto, se games pesados forem seu objetivo, é melhor investir em outro aparelho. A bateria tem boa autonomia e, nos testes, aguentou o uso diário sem necessidade de estar sempre conectado ao carregador. O Android é o Marshmallow (versão 6.0), mas está prevista uma atualização para o Nougat.

Confira as especificações completas:

Tela Super AMOLED de 5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080)
Chipset Exynos 7570 com quatro núcleos de processamento e clock de 1,4 GHz
GPU Mali-T830
2GB de memória RAM
32GB de armazenamento interno
Entrada para microSD de até 256 GB
Câmera principal de 13 megapixels com abertura f/1.9
Câmera frontal de 5 megapixels com abertura f/2.2 e flash
Leitor de impressões digitais
Bateria de 2.400 mAh
142.8 x 69.5 x 8.1 mm
Android 6.0 Marshmallow

Sobre Iúri Moreira 437 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.