SAP investe em programa de aceleração de startups

Criado em 2012 e no Brasil desde 2015, o SAP Startup Focus terá mais recursos e estará mais integrada à empresa. A informação foi revelada pelo gerente de pré-vendas da SAP Brasil, Franklin Bruno (ao centro), durante o SAP Fórum Brasil, realizado nos dias 12 e 13 em São Paulo, com cobertura exclusiva do Blog do Moreira para o Nordeste. O programa global foi criado para impulsionar o desenvolvimento de empresas iniciantes e inovadoras e funciona como um ecossistema de inovação que hoje engloba 5.579 startups (1931 na América Latina) de 25 diferentes segmentos de mercado, em 58 países. De acordo com o executivo da SAP Brasil, startups precisam de clientes e investimentos. "Nós podemos ajudar, mas pedimos que elas tragam suas aplicações para a plataforma de desenvolvimento da SAP, o Cloud Platform. Nosso intuito é ajudar as startups no cunho de coaching funcional e tecnológico e acesso o mercado", explicou.

Segundo ele, A SAP não interfere no código-fonte da startup. "Mesmo em diferentes linguagens de programação, como Python, Delphi, C++ ou Visual Basic; o Cloud Platform promove acesso a diversas APIs e a integração de forma nativa a diversos produtos da SAP. Temos condições de integrar diversas plataformas automaticamente, inclusive de versões diferentes. O Cloud Platform possui uma série de micro serviços que já estão disponíveis para o desenvolvimento. É uma plataforma aberta que pode se conectar com sistemas SAP ou não. Uma vez que as aplicações são desenvolvidas dentro da plataforma não há mais necessidade de se preocupar em fazer projetos de integração com diferentes clientes", revelou.

Entre os grandes diferenciais do Startup Focus, além do acesso às tecnologias SAP, entre elas às licenças de desenvolvedor HANA, estão a conexão gratuita com especialistas SAP para construção da solução; orientação sobre negócios e apresentação para potenciais clientes e investidores, sem nenhum custo. "A SAP não cobra taxas e nem adquire participação nas startups", destaca Franklin Bruno, gerente de soluções e líder de startups na SAP Brasil.

Outros benefícios, como conta o executivo, incluem assessoria de marketing e vendas, com acesso ao SAP App Center, o marketplace digital para comercialização de aplicações de parceiros SAP e Startups; oportunidades para apresentações de vendas para a comunidade SAP e livre acesso a empreendedores, parceiros, investidores e líderes de mercado.

Em todo o mundo, 271 soluções já "se graduaram" no programa Startup Focus. Esses aplicativos, que podem ser comercializados livremente pelas startups, também recebem um selo de validação da SAP. "Ele assegura que as soluções são compatíveis com as plataformas da SAP", conta Franklin Bruno. "É um verdadeiro passaporte para um mercado de mais de 340 mil clientes corporativos da SAP em todod o mundo", destaca. Segundo o executivo, hoje, já são 200 negócios fechados por startups aceleradas pelo Programa.

No Brasil, o Startup Focus tem resultados expressivos. Entre as 22 startups que contaram com o suporte do programa e hoje se destacam no mercado estão a Brabov, que colocou no mercado uma solução de inteligência para controle agropecuário, permitindo ao pecuarista acessibilidade e segurança no gerenciamento do rebanho; a Menvia, de experiência de usuário para varejo; a Antecipa - um marketplace de antecipação de recebíveis, onde compradores disponibilizam capital para fornecedores que precisam de capital e a Looqbox, que simplifica a busca de informações dentro das empresas utilizando linguagem natural.

"O Programa Startup Focus é uma via de mão dupla, uma colaboração que beneficia tanto a inovação no País e a aceleração do sucesso para as startups junto ao ecossistema dos parceiros e clientes da SAP como também permite a agregação de capacidades disruptivas às nossas soluções", avalia Franklin Bruno.

Sobre Iúri Moreira 431 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.