Ação na praia de Tambaú alerta para a perda auditiva

Perda auditiva

Uma equipe de especialistas em saúde auditiva da Menthel Aparelhos Auditivos realiza nesta quinta-feira (14/12) a campanha “Deixe a Vergonha de Lado” no calçadão da Praia de Tambaú, das 6h às 8h da manhã, para tirar dúvidas e explicar sobre as causas e consequências da perda auditiva.

De acordo com o estudo “Você é tímido”, publicado na revista Psychology Today, 48% da população mundial apresenta algum traço de timidez. Associada a esta característica e diante de um caso como o de perda auditiva, a vergonha e o preconceito em ser taxado como diferente faz com que muitas pessoas não deem início imediato a um tratamento, mesmo tendo o diagnóstico fechado da doença. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, os pacientes demoram cerca de sete anos para procurar um especialista após perceber algum problema de audição, e mais dois para escolher um tratamento.

“Quando detectado algum prejuízo auditivo, este é considerado irreversível. Por isso a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar danos maiores”, explica Nathália Lins, fonoaudióloga da Menthel Aparelhos Auditivos. Problemas auditivos podem acontecer em qualquer idade e apresentar vários graus de comprometimento. Entre as causas, a questão genética, a exposição constante a ruídos intensos, trauma ou choque acústico, além da idade avançada e da perda auditiva condutiva, originada por algumas doenças. É importante realizar exames auditivos com frequência e não esperar para cuidar da audição apenas quando perceber algum incômodo. No caso de pessoas que já estão com a audição comprometida, o tratamento através do aparelho auditivo é indicado para qualquer grau da doença. 

 

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*