Alunos de robótica de João Pessoa se destacam em competição

Voxar Labs/ CIn-UFPE

A delegação com 30 estudantes da Rede Municipal de Ensino desembarcou em João Pessoa neste domingo (12), com diversas premiações no Campeonato Latino-americano de Robótica. A competição aconteceu na cidade de Curitiba (PR) entre os dias 7 e 11 de novembro. Das cinco categorias disputadas, a equipe pessoense foi destaque em quatro delas – uma das cinco categorias só divulgará resultados no início de 2018 por se tratar de artigos escritos.

 
Na categoria de Futebol, na qual a equipe da Rede Municipal participava pela primeira vez de uma competição, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segundo, terceiro e quarta colocação. Na categoria Resgate B a quarta colocação e na categoria Resgate A o nono lugar, ficando entre as dez melhores do Brasil.
 
Antes da competição, o prefeito Luciano Cartaxo acompanhou o embarque dos alunos para a competição, na última segunda-feira (6). Na ocasião, o prefeito desejou boa sorte e aos alunos e destacou a importância do ensino da Robótica. “A participação destas crianças no Campeonato é uma demonstração do cuidado e da prioridade que nossa gestão está dando à educação. Através da robótica, elas aprendem mais e desenvolvem muitas outras habilidades que vão além do ensino regular das disciplinas.”, afirmou.
 
A coordenadora de Robótica da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Sineide Andrade, destacou que os resultados positivos traduzem o trabalho em sala de aula. “Nós só temos o que comemorar porque nossa participação foi maravilhosa. Temos uma metodologia totalmente interdisciplinar no uso da robótica e que está presente em toda a rede de ensino. Os resultados têm mostrado que estamos no caminho certo”, disse.
 
Destaque – A robótica é uma importante ferramenta no processo de ensino e já está presente em 100% das escolas da Rede Municipal da Capital. O investimento no ensino com uso da robótica, além de estimular o conhecimento das disciplinas de forma criativa, inovadora e pautada nas novas tecnologias, já rendeu à PMJP.
 
Desde 2013, todos os anos alunos da Rede Municipal de Ensino se destacam em robótica em diversas competições, chegando, inclusive, ao 1º lugar no Campeonato Mundial de 2015, a Robocup, realizada na China. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’.
 
Em 2013, alunos de João Pessoa também ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’, com uma equipe formada por estudantes pessoenses, dos Estados Unidos e da Áustria. No ano passado eles conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latinoamericana de Robótica (Larc), em Recife.

Sobre Iúri Moreira 546 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*