Brasileiros entre os que mais desistem de compras online, revela SAP

SAP

Você sabia que 82% dos brasileiros desistem de uma compra online na hora de fechar o pedido? O dado foi revelado pela SAP nesta segunda-feira e faz parte do Consumer Propensity Study, pesquisa que avalia o comportamento, preferências e atitudes de consumo em relação às compras online. O levantamento consultou mil consumidores no Brasil, de janeiro a julho deste ano, e indica que o brasileiro caça descontos, quer troca e devolução fáceis e desiste por frete alto.

Entre as principais razões para o abandono estão os altos preços do frete (70%), valores mais baixos em outros sites ou marcas (41%), produto indisponível em estoque (36%), prazo de entrega mais longo do que o esperado (39%) e nenhum desconto ou código promocional (36%). São 15% os que se queixam da obrigatoriedade de criar um cadastro em determinado website para finalizar a compra.

Perfil – O estudo indica ainda o perfil do consumidor tupiniquim: 78% dos brasileiros que costumam utilizar o e-commerce compram produtos relacionados à moda, 74% a turismo, 68% a experiências de entretenimento e 61% preferem eletrônicos. “As pessoas optam pelas compras na internet por dois fatores: preço e comodidade. Neste contexto, quem conseguir promover a melhor experiência de compra ao consumidor vai conseguir fidelizar e transformá-lo em cliente. Atualmente, experiências customizadas e satisfação do cliente devem estar no centro da estratégia dos negócios, afirmou Jaime Muller, Chief Operating Officer (COO) da SAP Brasil.

O estudo da SAP revelou também que descontos e promoções influenciaram 74% dos entrevistados a iniciar um processo de compra, e 47% ainda dizem que oportunidades do tipo “desconto na compra de outro item” aumentam a probabilidade de fechar negócio. Notificações de baixo número de determinado produto em estoque (20%) e boas recomendações de outros artigos da mesma marca (24%) também são fatores positivos na hora de apertar o botão “comprar”. Na comparação com outros países, 61% dos brasileiros compram online produtos eletrônicos, em comparação a 48% dos americanos, 70% dos italianos e 37% dos árabes. Além disso, 74% dos brasileiros clicam em comprar por conta de notificações sobre códigos de desconto e promoções, contra 58% dos americanos e 24% dos chineses.

O levantamento mostra que é fundamental que as marcas proativamente melhorem a experiência do usuário com ações como troca ou devolução fáceis (60%), possibilidade de experimentar o produto em uma loja física antes de realizar a compra (41%) e chatbots disponíveis 24 horas por dia para sanar dúvidas (49%). Acompanhando as tendências da tecnologia, a utilização de realidade virtual/aumentada para que o consumidor possa “sentir” o produto em sua vida antes de adquiri-lo é mencionada por 45% dos consultados.

“Com os dados que o Propensity Study fornece, podemos analisar e compreender o comportamento dos compradores em diversos momentos do processo, como os motivos para abandonarem itens no carrinho ou o quanto são impactados pela recomendação de produtos”, avalia Muller.

Lançamento – Como fornecedora de serviços para o setor, a SAP Brasil aposta na nova suíte C/4HANA, que será lançada no mercado nacional durante o SAP Forum Brasil 2018. “Seguimos investindo no desenvolvimento do e-commerce no Brasil para oferecer serviços cada vez mais amplos, conectados, sofisticados e acessíveis para diferentes tamanhos e seguimentos de empresas”, afirma Muller.

A mudança do perfil de compra online tem exigido cada vez mais que as empresas entendam se ajustem e até prevejam as necessidades dos consumidores. Por isso a SAP oferece soluções que vão além do tradicional CRM e que são capazes de proporcionar experiências inteligentes aos clientes. Esse conjunto consiste em:

Sobre Iúri Moreira 548 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*