CIn-UFPE sedia hackaton promovido pela Royal Academy of Engineering

Royal Academy of Engineering

Nos dias 4 e 5 de agosto, será realizada no Pitch do Centro de Informática (CIn) da UFPE o evento Monitoring Coastal Areas with Mapathons and Hackathons, promovido pela Royal Academy of Engineering. Com o objetivo de criar um processo circular que parta de um esforço em termos de produção de dados de mapas através de “mapathons” para posterior uso em hackathons que utilizem estes dados, o hackathon faz parte de um projeto de pesquisa entre o CIn e três universidades estrangeiras, a se saber: o King’s College London (Reino Unido), responsável pela coordenação do evento; University of Pretoria (África do Sul) e CSIR – Council for Scientific and Industrial Research (África do Sul).

Formulada a partir da parceria entre as instituições de ensino, a etapa a ser realizada em Recife consiste no desenvolvimento de aplicativos a partir dos dados obtidos através de um mapeamento feito nas zonas costeiras sul-africanas. Com isso, será possível identificar os obstáculos e facilidades no uso destes dados, o que dará origem a um segundo “mapathon”, focado na eventual melhoria da usabilidade dos dados para o desenvolvimento de aplicativos.

Em seguida, o projeto passará por outra etapa envolvendo o grupo da África do Sul, que avaliará a utilidade dos apps desenvolvidos, analisando o feedback dado pelos participantes do hackaton realizado no Brasil. Também será realizado um workshop de fechamento do projeto no fim deste ano, na África do Sul, onde serão apresentados os resultados e ferramentas elaboradas.

Professor e organizador do evento no Centro de Informática, Kiev Gama diz que, “apesar deste projeto ter foco na “Economia Azul” (Blue Economy), que representa o uso sustentável de recursos do oceano para desenvolvimento econômico, de forma geral, visamos um modelo intercontinental de construção de aplicações colaborativas”. Para o aluno, é uma excelente oportunidade para aprender a construir aplicações que utilizem dados geográficos em “um uso mais específico a eles, como por exemplo aplicações voltadas para turismo, desenvolvimento econômico sustentável, ajuda humanitária, dentre outros”, comenta.

Para participar do evento da Royal Academy of Engineering, é necessário se inscrever através deste link. Os vencedores serão premiados com equipamentos eletrônicos como tablets e smartphones.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*