Confira dez dicas para manter seu notebook sempre funcionando

notebook

Por Daniela Colin, diretora de Procurement e Desenvolvimento de Produto da VAIO no Brasil.

Seja para ajudar na execução das tarefas do trabalho, para auxiliar com as atividades escolares ou fazer parte dos momentos de lazer, o notebook é sempre um excelente companheiro para quem não dispensa um dispositivo portátil de alta performance. No entanto, até mesmo os equipamentos mais avançados e resistentes precisam de cuidados especiais, a fim de garantir bom funcionamento e de proteger os seus dados pessoais. Afinal, quanto melhor você cuidar do seu notebook, mais tempo ele vai te acompanhar.

Para facilitar a manutenção do seu equipamento, a expert em Desenvolvimento de Produtos VAIO no Brasil, Daniela Colin, preparou uma lista com 10 dicas simples para manter o seu notebook sempre atualizado e em ótimas condições de uso.

Sujeira nunca mais:  Limpeza de tela e teclado

Não utilize álcool líquido ou em gel, limpadores de vidro ou outros produtos de limpeza para limpar o seu aparelho. Use um pano macio, suave e seco para limpar a superfície da tela.

Durabilidade: Cuidados com a bateria

Para conservar a durabilidade e a eficiência da bateria, evite temperaturas extremas, remova todos os dispositivos externos, ligados via USB, ajuste o brilho da tela para economizar bateria e desligue programas rodando em segundo plano.

Evite sustos: Instale antivírus

Instalar antivírus é uma solução segura e prática. Ao invadir o seu notebook, o vírus pode facilmente roubar informações da máquina ou simplesmente provocar danos em sua estrutura.

Renovado: Atualize o sistema

Mantenha os programas e os antivírus atualizados. Assim, o seu equipamento pode receber correções do sistema e de segurança. 

Faça uma faxina: Limpeza de disco e desfragmentação

Realizar a limpeza de disco e a desfragmentação ajuda a deixar o sistema mais rápido. O mais indicado é seguir os passos recomendados pela Microsoft para desfragmentação de disco. O usuário pode acessar pelo link https://support.microsoft.com/pt-br/help/4026701/windows-defragment-your-windows-10-pc.

Cuidado FRÁGIL: Transporte o notebook de forma correta

O transporte correto é essencial para aumentar a vida útil do seu equipamento. Carregue-o numa mala própria para o tamanho e o formato do modelo. Evite colocar objetos pesados sobre a tampa ou acomodar itens de forma que possam fazer pressão sobre o produto. Recomendamos que, antes de transportá-lo, você se certifique que está desligado ou em modo de suspensão (com o indicador de carga/alimentação desligado), e não esteja superaquecido. A proximidade das mãos junto às aberturas de ventilação de ar pode causar desconforto ou queimaduras.

Evite superaquecimento

Utilize suporte embaixo para elevar a altura e não bloquear as saídas de ar. Evite o uso em cima de panos, almofadas, cobertores que abafam a ventilação e prejudicam o processador, causam travamento e derretimento de fios frágeis.

Cuide do seu HD

Evite bater ou derrubar o seu notebook. Os discos rígidos são os componentes mais delicados em qualquer notebook. Falhas no HD são os problemas mais comuns com os computadores portáteis.

Fique atento! Download seguro

Realizar um download seguro é sempre baixar arquivos em sites confiáveis para não abrir espaço para os vírus.

Anote na agenda: backup periódico

É importante fazer backup periódico para evitar perda de arquivos. O modo mais comum é usando um HD externo ou na nuvem. A primeira opção é basicamente um pendrive com uma capacidade gigantesca, capaz de fazer uma cópia de todos os seus arquivos importantes ou até mesmo do seu computador inteiro. É uma mídia externa que você deve guardar em um lugar seguro. Para usá-lo, basta conectá-lo ao seu computador com um cabo USB. Você pode escolher quais arquivos deseja salvar e realizar o processo manualmente. Já quando se armazena na nuvem, os arquivos poderão ser acionados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, pois o acesso é remoto, por meio da internet.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*