Confira dicas para escolher o melhor nobreak para suas necessidades

O nobreak é um aparelho importante para preservar os equipamentos eletrônicos em caso de possíveis quedas ou falhas de energia. Eles são indispensáveis para garantir energia contínua e de qualidade para diversos aparelhos em casos de distúrbios elétricos. Segundo um estudo feito pela Contingency Planning, cerca de 87% dos danos causados aos eletrodomésticos são provocados por problemas na rede elétrica. Além disso, até 5% dos aparelhos podem apresentar defeito por conta dessas falhas.

Hoje, existem diversos modelos de nobreaks no mercado e é muito comum que o consumidor tenha dúvidas na hora de escolher o modelo ideal para o seu perfil. Por isso, separamos algumas dicas que vão facilitar a escolha do equipamento.

Potência

A potência, que é representada em volt-ampère (VA), nada mais é do que a capacidade do nobreak em aguentar carga. Isto é, há uma relação direta entre a potência e os aparelhos que serão conectados ao nobreak. Por isso, é importante ter em mente como será o uso do equipamento.

Vale ressaltar que quanto maior o valor de VA, mais equipamentos conectados ele suportará. Outro engano comum é confundir as medidas volt-ampère e watts. Na embalagem do aparelho é possível identificar a quantidade de watts que ele suporta. Fique atento, a potência real consumido pelo equipamento é expressa em watts, já a potência medida em VA é chamada de aparente por ser produto da tensão aplicada ao equipamento advindo da corrente elétrica sendo utilizada para dimensionar a fiação e disjuntores.

Autonomia

A autonomia está diretamente ligada à bateria, ela representa a quantidade de tempo que os aparelhos ligados ao nobreak devem continuar funcionando em caso de falta de energia. Quanto mais capacidade de bateria o equipamento tiver, maior será o tempo de autonomia. Cada modelo possui uma autonomia diferente, por isso é importante se atentar a esse quesito para que o equipamento suporte sua necessidade.

Se ainda assim você ficar na dúvida, é possível calcular o tempo de autonomia que um nobreak consegue oferecer para seus equipamentos utilizando a calculadora de autonomia, disponível no site da Intelbras. Assim, identificamos o tempo que o nobreak manterá os aparelhos funcionando após a queda de energia e qual modelo se adequa melhor ao perfil do usuário. Por exemplo, se uma televisão de 90 W for conectada a um nobreak de 1440 VA, o tempo de autonomia dela será de uma hora e cinco minutos após a queda de energia, enquanto um computador de 130 W permanecerá ligado por 39 minutos. Se os dois equipamentos estiverem conectados ao nobreak, ambos ficarão ligados por apenas 12 minutos.

Formato da onda

Os nobreaks apresentam diferentes formatos de onda que consistem na representação gráfica da evolução durante um período de tempo. Elas podem ser do tipo senoidal ou semi-senoidal. Os nobreaks senoidais têm um formato de onda igual ao da tomada convencional. São indicados para aparelhos mais complexos e robustos como servidores, PC Gamer, Workstation ou equipamentos hospitalares que são sensíveis à variações. Já os nobreaks semi-senoidais(ou( senoidais por aproximação) possuem forma de onda retangular,sendo mais utilizados para aplicações simples e gerais em aparelhos comuns como computadores e televisões.

Agora que você já sabe os principais cuidados na hora de escolher o modelo ideal de nobreak, o próximo passo é procurar uma marca confiável com produtos de qualidade para escolher a melhor opção e não sofrer com imprevistos. Aparelhos de alta qualidade e ótimo custo benefício podem ser encontrados on-line ou nas principais lojas de varejo por apenas R$ 299,00.

Lembrando que os nobreaks precisam ser encarados como investimentos e não como gasto, pois eles vão proteger seus equipamentos eletrônicos e impedir que sejam danificados ou totalmente perdidos em caso de distúrbios elétricos.

Por Maria Helena Garcia é Gerente do segmento de Nobreaks da Intelbras, empresa 100% brasileira do segmento de segurança, redes, comunicação e energia com sede em São Jose (SC).

Sobre Iúri Moreira 691 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*