Curso do CESAR ensina a extrair informações valiosas de dados digitais

Cesar

Recentemente, a revista londrina ‘The Economist’ afirmou que o recurso mais valioso do mundo já não é o petróleo, mas os dados. Diariamente mais de 2,5 quintilhões de bytes são gerados no mundo digital e a tendência é que este número cresça cada vez mais, à medida que o mundo se torna cada vez mais conectado. Mas o que fazer com estes dados? Pensando na importância deste ativo, a CESAR School abre inscrições para o curso de extensão em Data Engineering. Criado em parceria com a In Loco,  o curso tem como objetivo desenvolver as habilidades necessárias para que profissionais possam extrair valores dos dados, além de insights que impactem em seus resultados. As aulas começam no dia 11 de Maio de 2018.

“As mais valiosas empresas do mundo têm seus serviços baseados na coleta e no processamento de dados. Eles são a matéria-prima usada para compreender os hábitos, gostos e interesses de clusters de consumidores, direcionando propagandas de forma assertiva e entregando valor às pessoas” – explica Paulo Urbano, coordenador do curso, mestre em Sistemas Embarcados e Aplicações Distribuídas pela Universität Stuttgart, Alemanha, e especialização em Data Science pela Johns Hopkins University/Coursera.

A proposta do curso é fazer com que os participantes conheçam na prática os aspectos da Data Engineering e de Big Data para que, ao final, estejam aptos para desenvolver soluções de processamento e análise de dados. Os alunos vão aprimorar habilidades necessárias para extrair valor de grandes volumes de dados, além de gerar insights com base em perguntas de negócio.

“Empresas como a In Loco, que trabalham com uma gigantesca base de dados transformando-os em inteligência e em insights, estão sempre em busca de talentos na área de computação. É neste contexto que firmamos mais esta parceria com a CESAR School para, assim, oferecer ao mercado um curso que tem como desafio ensinar técnicas e despertar os alunos para as habilidades que precisam ser desenvolvidas para quem deseja seguir caminho de trabalhar com Big Data.” – avalia Carlos Macêdo, da In Loco.

VIDA REAL – A parceria com a In Loco é um importante diferencial do curso, uma vez que os alunos vão conhecer de perto como funciona o trabalho dentro da empresa responsável pela criação de uma tecnologia de localização inédita no mundo. Hoje, a In Loco aplica seu know how em localização para oferecer soluções para marketing, aplicativos e antifraudes.

“Com o rastro digital deixado por grupos de consumidores, conseguimos juntar os dados para entender seu comportamento no mundo físico e impactá-los com a mensagem da marca no melhor contexto”, afirma Eduardo Martins, Chief Marketing Officer da In Loco. Isso significa que uma marca pode impactar os consumidores no momento em que eles passam na frente de uma determinada loja, entram em um estabelecimento específico ou mesmo quem já esteve na loja da marca em um determinado momento.

Também é possível que gestores de aplicativos criem estratégias para aumentar o engajamento dos usuários com os apps, gerando mais negócios.  “Tudo isso é feito com uma tecnologia muito precisa, que coleta dados e transforma em inteligência. Com um detalhe importante: respeito absoluto à privacidade do consumidor”, afirma Martins. “Como se percebe, o potencial para o uso de dados é muito grande, mas o profissional precisa ter conhecimento de tecnologia e de negócio para aplicá-lo de forma eficiente”, completa Macêdo.

O público-alvo da capacitação são pessoas com interesse em coleta, armazenamento e processamento de dados de larga escala – entre eles engenheiros de software, arquitetos de soluções e analistas de infraestrutura de dados. Para participar não é exigida graduação, apenas experiência na área. São necessárias, porém, experiência em programação e conhecimentos básico na linguagem Python e no ambiente Linux servidor para acompanhar o curso e desenvolver suas atividades.

CESAR School – Braço educacional do CESAR,  oferece graduações, pós-graduações e mestrados. Recentemente teve o seu Mestrado Profissional em Engenharia de Software avaliado como o melhor curso do país, na categoria Ciência da Computação, pela Capes. O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), desde 1996.

In Loco – Empresa de tecnologia pioneira no mercado de soluções baseadas em inteligência de localização para mídia, aplicativos e antifraude na América Latina. Sua tecnologia exclusiva – baseada em sinais wi-fi, GPS e sensores dos smartphones – foi eleita como a mais precisa do mercado global pela Microsoft Research, é 30 vezes mais eficaz que apenas o uso do GPS e também é privacy friendly, gerando dados 100% anonimizados. Com escritórios nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, a In Loco é uma empresa do Grupo Naspers.

Serviço:
Curso de Extensão em Data Engineering
Local das aulas: CESAR School: Cais do Apolo, 77
Inscrições: https://www.cesar.school/
Início das aulas: 11 de Maio de 2018
Investimento: R$2.890,00

Sobre Iúri Moreira 561 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*