DEPUTADA DEFENDE QUE CULPADO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO PAGUE A CONTA DO SUS

Projeto apresentado pela parlamentar paranaense Christiane Yared (PR-PR) propõe que os 56 bilhões de reais gastos por ano com vítimas sejam utilizados para melhorias nos hospitais. Trata-se do projeto de lei (PL 3053/2015), que tramita na Câmara dos Deputados, pretende incluir entre as punições previstas ao condutor responsável pelo acidente o ressarcimento das despesas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas da ocorrência. A proposta prevê acrescentar uma parcela específica destinada a indenizar exclusivamente o SUS nesses casos.

“O governo não consegue financiar adequadamente o Sistema Único de Saúde. Um dos componentes que pesam de modo importante no orçamento da saúde são os acidentes automobilísticos com vítimas”, informa Yared. Segundo a autora, cerca de 56 bilhões de reais foram gastos com o SUS apenas em 2014, o correspondente a todo o repasse de recursos do Governo Federal para a região Norte.

De acordo com os cálculos da parlamentar, com esses recursos gastos, o governo poderia construir 1,8 mil novos hospitais, custando R$ 30 milhões cada – o que daria mais de 66 hospitais por estado incluindo os 26 estados e o Distrito Federal. “Tudo isso poderia ser realidade se a violência no trânsito não ‘sequestrasse’ todo ano esses recursos para pagar os custos das mortes e tratamentos das vítimas e sequelados nas vias”, sustenta.

O projeto aguarda para ser analisado pelo plenário da Casa.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*