Embaixador lança livro de ficção científica no Recife nesta terça (16)

ficção científica

No dia próximo dia 16 (terça-feira), a partir das 17h, a CESAR School, escola de inovação do CESAR, localizada no Bairro do Recife, sedia o lançamento do livro de ficção científica ‘Hybris: inteligência artificial e a revanche do inconsciente’ (R$39,90 impresso e R$15,99 digital), nova criação do embaixador e escritor recifense Alessandro Candeas. O autor, que ´docente do Instituto Rio Branco e, atualmente, atua no Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, traz em seu quarto livro um panorama futuro onde a relação simbiótica entre máquinas inteligentes e seres humanos se conduz a uma escalada de tensão. As inscrições são são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no endereço https://bit.ly/2KtBpUC

O evento, que tem entrada franca, começa com mesa redonda sobre Inteligência Artificial, onde participam, além do o autor, o Doutor em Informática, Giordano Cabral e o Chief Design Officer do CESAR, Eduardo Peixoto; mediados pelo Doutor em Inteligência Artificial, Geber Ramalho. “Como recifense, é um orgulho poder discutir sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade do futuro na CESAR School e com autoridades na matéria como os que dividirão comigo a mesa de debates. Confesso que não sou especialista no tema, e por isso minha abordagem foi a da Literatura de ficção científica. Mas uma literatura inspirada na ‘sociologia do futuro’, conforme reivindicava nosso Gilberto Freyre.” - avisa Candeas.

O LIVRO - Como será quando a A.I for tão presente quanto a energia ou a internet? Essa é a pergunta que permeia o livro ‘Hybris: inteligência artificial e a revanche do inconsciente’, ficção científica futurista voltado para o público juvenil e de jovens adultos. O autor agrega questões fundamentais da ficção científica com filosofia, psicologia e mitologia grega, demonstrando a rica construção do fio narrativo, repleto de referências. “A história que escrevi apresenta uma abordagem crítica ao excesso de tecnologia - sem condenar o avanço tecnológico, evidentemente - e tenta dar algumas respostas a essas questões.” - explica o diplomata e autor.

O AUTOR - Alessandro Candeas nasceu no Recife em 1966. É embaixador, doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, com a tese ‘Trópico, Cultura e desenvolvimento no Brasil: a Tropicologia de Gilberto Freyre’, e professor do Instituto Rio Branco. NO Itamaraty, atuou nas áreas de Organizações INternacionais, Planejamento Diplomático, Meio Ambiente, Cooperação Técnica, Tratados Internacionais, Defesa, Segurança e Pesquisa em Relações Internacionais. Serviu em missões no Uruguai, na França, na Argentina e na Colômbia. Foi assessor internacional dos MInistérios da Educação e da Segurança Pública e Chefe de GAbinete da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência e do Ministério da Defesa.

SINOPSE – Segunda metade do século 21. Superabundância de tecnologia e informação. A previsão da singularidade se confirmou. As máquinas são mais inteligentes que os homens. A sociedade está estratificada em quatro níveis. É nesse cenário que se encontra Jason, um menino de 7 anos com síndrome de Down. Por escolha de sua mãe, que preza pelo lado humano e natural do mundo, ele pertence ao grupo dos excluídos digitais. Até o momento em que se vê obrigado a lutar com a Autoridade Central, contrária à sua condição. É quando ele passa a ter sonhos enigmáticos, que anunciam uma guerra de titãs cibernéticos e saídas para a sociedade fragilizada. Ele se une a dois jovens pesquisadores, que o ajudam a esboçar uma revanche do inconsciente, fundamental para a sobrevivência da espécie humana.

Este é um livro para os amantes da ficção científica, da relação entre homens e máquinas, da dialética consciente-inconsciente, da espiritualidade e da crítica à extrema racionalidade e ao autoritarismo técnico-científico.

Serviço:

Lançamento ‘Hybris: inteligência artificial e a revanche do inconsciente’, de Alessandro Candeas e Mesa redonda sobre Inteligência Artificial
Dia  16 (terça-feira), a partir das 17h
Local: CESAR School - Cais do Apolo, 77, Bairro do Recife Antigo
Inscrições gratuitas e limitadas no: https://bit.ly/2KtBpUC

Sobre Iúri Moreira 669 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*