EMLUR INSTALA PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA NO PARQUE DA LAGOA

Com o objetivo de ampliar o programa de Coleta Seletiva em João Pessoa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) instala, nesta terça-feira (21), às 8 horas, um conjunto de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de Coleta Seletiva no Parque da Lagoa, Centro da Capital (ao lado do Cassino). O passo seguinte é a implantação da Coleta Seletiva porta a porta no Bairro Manaíra, atendendo residências, condomínios verticais e comércio.

A Emlur coloca o segundo conjunto de PEV’s no final da Avenida Rui Carneiro, ao lado da PBTur, nesta quinta-feira (24), no mesmo horário. O grupo Catadores de Arte e as equipes de Educação Ambiental e Fiscalização da Emlur também participam da ação educativa. De acordo com a programação, mais dois conjuntos atenderão ao bairro Manaíra – nas praças Alcides Carneiro e Sílvio Porto.  Até o final do ano, um total de 24 PEV’s será instalado em pontos estratégicos da cidade.

Em cada local, dois equipamentos atenderão à demanda. Um para vidro/metal, outro para papel/plástico. Cada unidade possui adesivos com instruções de uso. O material depositado será recolhido periodicamente pelos catadores de material reciclado que, posteriormente, farão a triagem retornando com esses resíduos para a cadeia produtiva. “A idéia é instalar os PEV’s em locais de fácil acesso e visibilidade, como mercados e praças. Outro fator levado em consideração é a proximidade dos nossos galpões de coleta seletiva”, explica Josué Peixoto, coordenador do programa.

O superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani, ressalta que a implantação dos PEV’s é em cumprimento às determinações do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de João Pessoa. “Serão feitas avaliações periódicas dos pontos implantados e análise para a ampliação do programa para outros pontos da cidade, com a finalidade de melhorar a política de resíduos sólidos na Capital e a conscientização da população quanto à destinação correta dos resíduos que o cidadão produz no seu dia a dia, além dos ganhos ambientais e a saúde pública”, reforça.

Coleta porta a porta

Segundo Josué Peixoto, coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, atualmente a reciclagem de resíduos em João Pessoa chega a aproximadamente 5%. A meta, até o final do ano, é ampliar e colocar em prática um projeto piloto de coleta porta a porta em Manaíra. A abordagem inicial da população, em residências, estabelecimentos comércios e condôminos verticais, será realizada pelas equipes de Educação Ambiental e Fiscalização da Emlur, que irão explicar como fazer parte do programa. Posteriormente, os catadores de material reciclado, parceiros da Emlur, farão a coleta de todo o material.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*