Empresas apresentam cases e soluções no SAP Fórum Brasil

SAP

Começa nesta terça-feira (11) a 22ª edição do SAP Forum Brasil, maior evento da fornecedora alemã de software na América Latina no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com cobertura do Blog do Moreira. São esperadas 12 mil pessoas para conferir mais de 380 sessões de conteúdo com os maiores experts do mercado e mais de 60 histórias de sucesso.

A Resource, multinacional brasileira de integração de sistemas e transformação digital, vai apresentar uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning) inteligente em Nuvem da SAP. “Somos uma das principais empresas parceiras da SAP no Brasil atuando com o portfólio completo de soluções da companhia. Como pioneiros na comercialização da solução inteligente de ERPem Nuvem na América Latina, estamos orgulhosos em levar para o mercado uma tecnologia segura, de rápida implementação e com ótimo retorno de investimento”, explica Jorge Sellmer, Vice-Presidente de Enterprise Application – SAP da Resource.

Segundo o executivo, a ferramenta já integra Aprendizagem de Máquina (ML) para automação de processos, aplicativos móveis, solução fiscal e funções analíticas preditivas totalmente conectadas.Também oferece cobertura completa, hospedando dados em servidores de primeira linha que possuem equipes globais dedicadas à segurança de todo o processo.

Além da comercialização da solução, a Resource vai anunciar uma parceria estratégica com a Taxweb para a construção de um centro de competência pioneiro no Brasil. O projeto Digital Business Experience irá simplificar e inovar o processo de adoção de soluções inteligentes de ERP, desenvolvendo as integrações necessárias para o funcionamento de modelos de negócios conectados, inteligentes e totalmente em Nuvem.

Durante o Forum, a Resource e a Taxweb apresentarão o case “Reduza os riscos fiscais da sua empresa com a solução completa de ERP no modelo de serviço”. O painel vai abordar os desafios enfrentados pelas empresas por causa das constantes mudanças na legislação brasileira. Especialistas também analisam as melhores práticas para otimizar a gestão tributária dos negócios.

Outra novidade da Resource no evento será uma atração interativa. Por meio do SAP Leonardo (sistema digital de inovação que integra e executa tecnologias revolucionárias em Nuvem), um totem automatizado irá reconhecer a expressão facial dos visitantes e transformá-la em emoticons correspondentes.

Durante os dois dias de programação, executivos da Resource apresentarão três palestras: “Pharma by Resource: agilidade e otimização de processos para a indústria farmacêutica/química”; “SAP Leonardo no agronegócio: saiba como aumentar a performance no campo” e “SAP S/4 HANA Public e Private Cloud e SAP Cloud Platform em benefício do seu negócio”.Todos os temas vão abordar soluções de tecnologia de ponta desenvolvidas pela organização e demonstrar os benefícios que oferecem para o mercado.

Face Recognition – A Cognizant, empresa que atua na área de tecnologia e negócios, também apresenta seu portfólio de soluções digitais no SAP Forum. Entre elas, destacam-se o ATTP – Advance Track & Trace for Pharma da SAP, solução que endereça as regulamentações da Anvisa para rastreabilidade de medicamentos, e o Face Recognition, que por meio da captura de imagem, é capaz de reconhecer pessoas e identificar características como: sexo, idade, humor, direção do olhar e entre outros. Esta solução combinada aos principais produtos de inovação da SAP, como: cloud paltform, Hana, SAP Leonardo, Analytics, IoT e automação de processos (RPA), pode ser aplicada para identificar comportamentos do consumidor, personalizar o atendimento no ponto de venda, detectar fraudes, fazer segurança patrimonial, entre diversas outras possibilidades.

“As soluções digitais são uma aposta da Cognizant para o mercado local, e poder contar com as soluções SAP que já utilizamos no mundo todo, e trazê-las para o Brasil, é gratificante para nós e reforça nosso compromisso de apoiar a jornada digital dos nossos clientes e trazer alternativas bem-sucedidas já utilizadas em outros países para o mercado local”, afirma Eduardo Guerreiro, diretor de Enterprise Application Services.

Case – A TIVIT, multinacional brasileira de soluções digitais, apresenta o case da Yara Fertilizantes. Fernando Bittar, Diretor de Vendas e Parcerias da TIVIT, e Fabiano Simões, Gerente de Infraestrutura de TI da Yara Fertilizantes, apresentarão o case de migração para a nuvem pública de todo o ambiente SAP da Yara, líder mundial em nutrição de plantas, durante a palestra que acontecerá na quarta-feira (12), às 11h, no auditório 2.

Os executivos destacarão os diferenciais do projeto, tempo de implantação, objetivo, além dos principais ganhos que a migração proporcionou para a Yara Fertilizantes. O cliente possuía seus dados distribuídos em dois data centers, e decidiu migrar todo esse ambiente SAP para a nuvem pública e contratou a TIVIT para apoiá-la nesse processo. Após a análise do cenário e requisitos e do desenho da nova arquitetura, a Yara optou pela nuvem da Amazon Web Services (AWS). Além de toda fase inicial e implantação do novo ambiente, a TIVIT também ficou responsável pelo gerenciamento de toda a solução, bem como continuidade do processo de migração para demais aplicações.

Os principais desafios dessa jornada, o período crítico da migração, bem como alguns resultados serão alguns dos temas abordados ao longo da palestra. Durante o evento, o público também terá a oportunidade de conhecer outros cases baseados na oferta de Cloud Solutions da TIVIT, além das soluções de Digital Business e como a Companhia tem aplicado tecnologias emergentes para trazer eficiência e produtividade às operações dos clientes.

Leonardo – A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, é outra que mostra suas soluções impulsionadas pelo SAP Leonardo: Intelligent Rail Digital Maintenance (iRDM), Secure Pharma Product Transfer, Intelligent Field Inventory Management (iFIM) for Surgical Kits e Integrated Water Management.

Durante o evento, a empresa realiza a palestra “Framework de novas soluções da TCS baseadas em SAP Leonardo para inovação dos seus negócios”, no dia 12 de setembro, às 17h30, no Auditório 3. A apresentação será conduzida por Mayank Mishra – SAP Practice Global Innovation Head da TCS e Adriana Bonora – responsável pelo Center of Excellence da TCS para a América Latina. Na ocasião, será discutida a forma como a TCS reimagina a cadeia de valor, baseada em SAP Leonardo, para a transformação de negócios na era do Business 4.0.

“Participamos novamente do SAP Forum por ser um evento de extrema importância, já que SAP é um dos nossos principais focos e pilar de crescimento em Digital, tanto no Brasil, quanto na América Latina”, afirma Bruno Folly, TCS SAP Head para a América Latina

“A TCS apresenta este ano no SAP Forum as principais soluções na área e demonstra como criamos valor exponencial e experiência exclusiva aos nossos clientes que acompanhamos rumo à era do Business 4.0, em suas transformações para um modelo de trabalho Ágil, Inteligente, Automatizado e na Nuvem”, comenta Tushar Parikh, Country Head, Brazil e Head de BFSI (Banking Financial Services and Insurance), Latam.

Coinovação – A GeneXus, desenvolvedora global de soluções baseadas em Inteligência Artificial, anuncia a integração da sua plataforma de automatização de softwares com o SAP Leonardo Machine Learning e apresenta o projeto de coinovação com a siderúrgica Gerdau.

A nova extensão do GeneXus é uma forma de simplificar a criação de aplicações SAP Machine Learning, visando acelerar o processo de inovação para a Transformação Digital das empresas. Ela gera aplicações nativas e web a partir dos dados corporativos do sistema SAP Leonardo. “Com essa integração, o desenvolvedor pode se concentrar em inovações e soluções ao invés de focar em variações de programações”, pontua Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil,

A siderúrgica Gerdau, por exemplo, desenvolveu um aplicativo mobile baseado em GeneXus for SAP Leonardo Machine Learning para o processo de compra de matérias-primas. O próprio sistema, a partir de uma foto da carga de suprimento, calcula a composição dos materiais e define o seu valor. Antes, estes critérios eram decididos apenas pelo conhecimento humano.

Além dos benefícios operacionais de agilidade, assertividade e segurança na compra, o sistema funciona como um auditor, já que não é mais o funcionário quem decide a composição e o valor da sucata. “O colaborador avaliava conforme o conhecimento pessoal a quantidade de metais pesados, descartáveis e matéria-prima que o carregamento possuía. Agora, o aplicativo define a composição. É uma maneira objetiva de cálculo que minimiza erros e evita possíveis fraudes”, afirma Eugenio Garcia, gerente responsável pelo produto GeneXus for SAP Systems.

Como resultado do desenvolvimento utilizando o GeneXus, a Gerdau inovou rapidamente, agregando valor e vantagem competitiva aos negócios. “Nosso foco é propor aos usuários a extensão dos sistemas SAP de forma mais ágil e com baixos custos, fortalecendo, desta forma, a oferta de recursos para os dispositivos móveis de colaboradores e clientes com aplicativos web responsivos e nativos para iOS e Android”, finaliza Recchi.

Futebol – A Atos, multinacional francesa de tecnologia que está entre as 5 maiores empresas do setor de TI no mundo, estará presente como expositora e conduzirá o painel “Indústria 4.0 – Como aproximar a Visão Executiva das Operações através da Transformação Digital”, com Alexandre Morais, no dia 11 de setembro, às 13h45.

No estande, além de cases com resultados significativos de redução de custos após a implementação do modelo indústria 4.0, será apresentado pela primeira vez a implementação do SAP S/4HANA no Flamengo, que colocará o clube carioca na linha de frente da transformação digital. A plataforma garante a digitalização de processos de forma integrada e é utilizada por alguns dos maiores clubes no mundo, como o São Paulo Futebol Clube, o Lyon, da França, e o Liverpool, da Inglaterra, todos com implementação da Atos.

“Com os investimentos em tecnologia e o envolvimento de todas as áreas do clube, esperamos que em 2019 o Flamengo chegue ao patamar administrativo das maiores organizações do mundo”, afirma Luiz Filipe Teixeira, vice-presidente de Tecnologia da Informação do Flamengo. Este sistema, que já vem sendo amplamente empregado no esporte em países de maior investimento do setor, também poderá, no futuro, acoplar melhores ferramentas de performance analítica para o futebol, nosso carro-chefe”, completa.

Por fim, a Equinix, empresa global de interconexão e data center e uma das patrocinadoras Prata do evento, traz ao SAP Forum sua plataforma global de interconexão, destacando os benefícios das suas tecnologias de conectividade integradas ao portfólio da SAP. A companhia marca presença também nos painéis do evento, com sessão de Wellington Lordelo, gerente de Solution Marketing & Business Development da Equinix, no dia 11, às 12h15, Auditório 1.

Com mais de 200 data centers espalhados em 52 mercados nos cinco continentes, a Equinix promove um local seguro onde empresas e nuvens podem se conectar, trocar dados e impulsionar seus negócios. Por ser a base das maiores clouds públicas do mercado (incluindo a SAP), a Equinix provê um acesso direto e privado que permite às empresas compartilharem dados sensíveis entre data centers e nuvens diferentes sem usar a internet pública, trazendo benefícios como velocidade consistente, baixa latência e integração ao atual ambiente híbrido e multicloud corporativo.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*