ESTAÇÃO DAS ARTES É A SEDE DA ETAPA ESTADUAL DA XI OLIMPÍADA DE ROBÓTICA

Teve início na manhã desta terça-feira (29), na Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a XI Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa Paraíba (OBR/PB/2017). O evento teve início às 9h e foi aberto pela secretaria adjunta da Educação do Município de João Pessoa, América Castro, que falou sobre a importância da robótica educacional para o desenvolvimento dos estudantes da rede municipal de ensino.

“As escolas já são vencedoras pelo simples fato de conseguirem preparar e trazer os estudantes para competição”, comentou América Castro. O coordenador geral da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, ressaltou a importância da prefeitura com a empresa Sistech, que irá ministrar palestra sobre a interdisciplinaridade da robótica com as outras áreas do conhecimento. A palestra acontecerá no mini-auditório 4 da Estação das Artes nesta quarta-feira (30), a partir das 15h.

A aluna, Hemylly Waneska, 10 anos, da Escola Municipal Analice Caldas participa pela segunda vez da OBR e quando começou tinha dificuldades em matemática e na programação dos robôs. “Mas, eu aprendi a fazer tudo isso e vou mostrar na arena”, comentou Hemylly que comandou muito bem o protótipo de robô que ela chama de “Super Girl”.

A professora de informática e tecnologia do Serviço Social do Comércio de Bayeux (SESI), Angela Barbosa, preparou quatro equipes para a OBR deste ano. “O trabalho que fazemos, sobretudo, é para eles se tornarem autônomos e não tão dependentes da tecnologia. Ensinamos valores, como a importância de se trabalhar em equipe e unidos”, disse Angela Barbosa, que também participa pela segunda vez da olimpíada.

A competição conta com uma equipe de árbitros do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No primeiro dia de competição participaram as equipes da Regional A, onde saem os colocados para semifinal e final. Nesta quarta-feira (30), participam as equipes da Regional B. A Regional C será dia 31 de agosto (quinta-feira). A final acontecerá no dia 1 de setembro (sexta-feira). Os participantes poderão conferir no site da OBR a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

A novidade este ano é a utilização do Tournamenter, um aplicativo para divulgação imediata do placar da competição no site da OBR. “Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou Fagner Ribeiro, que está à frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há sete anos.

Sobre Iúri Moreira 548 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*