EXCLUSIVO: Review do EVC 300, webcam para conferências da Intelbras

EVC 300

A Intelbras lançou, no final de 2019, uma série de novos equipamentos de áudio e videoconferência portáteis de alto desempenho, design sofisticado e qualidade superior de som e vídeo. Entre eles estava o EVC 300, que a empresa enviou com exclusividade para o Blog do Moreira. trata-se de um sistema plug and play que consiste em uma câmera com resolução 1080p e 30 frames por segundo (fps) e um sistema de áudio de alta qualidade para vídeoconferências e, inclusive, ouvir música.

O produto é voltado para pequenas e médias empresas, coworkings, coaches e profissionais autônomos que se comunicam com clientes de forma remota, como arquitetos, designers, professores de idiomas, psicólogos, etc. Também pode ser utilizado por produtores de conteúdo para a internet, para transmições no Youtube e Twitch (é compatível com Xbox One – nós testamos), apesar do preço na faixa dos R$ 2 mil. No entanto, ao contário dos vários modelos de webcam com resolução semelhante disponíveis no mercado (com preços que partem a partir dos R$ 200,00), o EVC 300 se aproxima mais da qualidade de imagem proporcionada por uma câmera DSLR.

Durante três semanas, testamos e comparamos o EVC 300 com três outros equipamentos bem conhecidos por produtores de conteúdo: as webcam Logitech C270 (720p) e HP HD4310 (1080p) e uma DSLR Canon T5i. O EVC 300 só perdeu para a DSLR (por pouco) no quesito qualidade de imagem, mas foi (muito) superior à webcam da HP, que apesar de ter resolução semelhante conseguiu se sair pior que a Logitech C270, apresentando uma perda de frames acima do aceitável.

Contribui para o ótimo desempenho do EVC 300 o fato de sua câmera possuir um ângulo de abertura de 105º, tornando-a praticamente uma lente olho de peixe. A cerca de 20cm de distância da câmera, a mesma já capta com facilidade quase metade do corpo do interlocutor. Para a sua primeira primeira finalidade, de ser utilizada em vídeoconferências por grupos, a grande abertura possibilita ao equipamento ser colocado em cima de uma mesa com seis pessoas, por exemplo, sem deixar ninguém fora do quadro.

Ao conectar o equipamento na entrada USB (2.0), o alto-falante de alta qualidade torna-se o dispositivo principal do computador. Isso é extremamente útil pois, a não ser que o computador ou notebook em questão tenha bons monitores de áudio, a qualidade é muito superior ao que se encontra em PCs e notebooks atualmente, facilitando a comunicação e podendo ser utilizado, inclusive, para ouvir música. O cabo possui 1,5m de comprimento e é destacável, uma boa solução pois permite a troca por outro se houver problema. Na parte superior, 4 teclas controlam volume, desligar o microfone e ativar a função Hi-fi.

Mas nem tudo são flores. Apesar de ser um equipamento pensado para vídeo conferência, faz falta uma conexão universal para tripés, por exemplo. O formato do EVC 300 só permite seu uso em pé, em cima da mesa, por exemplo. Para usar o gadget em cima do monitor do PC ou notebook é preciso recorrer a gambiarras. Mas, mais uma vez, não foi para este tipo de uso que o dispositivo foi concebido.

Prós:
Excelente qualidade de imagem
Grande abertura
Áudio hi-fi
Compatibilidade com os principais softwares e Xbox One

Contras:
Preço salgado
Falta de conexão para tripés

Especificações:

Conexão USB 2.0, Plug and Play em Mac e Windows
Câmera com ângulo de 105º
Resolução máxima de 1080p e 30fps
Comunicação Full Duplex. Alto-falante com HD e processamento de áudio digital (DSP)
Teclas Touchscreen com ajuste de volume, mudo e função HI-FI
Compatível com os principais softwares de comunicação unificada (Skype, Zoom, Starleaf, Microsoft Teams, entre outros)
Sensor 1/2.7” HD color CMOS
Ângulo de visão horizontal de 105º
2.1 Megapixels
Lente Fixa (com ajuste mecânico de ângulo)

Sobre Iúri Moreira 757 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*