Funil de vendas: o que é e como funciona

Funil de vendas

Se você está começando a montar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa, você não pode ignorar o funil de vendas. Esse conceito é relacionado à criação de conteúdo para diversos canais digitais, como os blogs, sites, redes sociais, plataformas de streaming e etc.

Independentemente da sua área de atuação, é importante entender o que é e como funciona o funil de vendas para aumentar as suas chances de converter usuários da internet em leads e clientes potenciais.

O funil é dividido em três partes, sendo que no seu topo estão todos os usuários da internet que chegaram até a sua página, porém nem sempre têm interesse em contratar os seus serviços. Por ser a parte mais superficial, o conteúdo deve ser atrativo para despertar o interesse nesse público.

Já no meio do funil estão as pessoas que se interessaram por seu produto ou serviço e começam a pesquisar mais sobre a sua empresa. Aqui, já existe uma leve intenção de compra, portanto o conteúdo criado deve ser mais direcionado para suprir qualquer dúvida que possa existir em relação à sua marca.

No fundo do funil estão os seus leads. Esses são os clientes atuais e potenciais, pessoas realmente interessadas no que a sua empresa oferece e que podem ser fidelizados ou até mesmo virarem porta-voz da sua marca.

É justamente por isso que você precisa desenvolver estratégias diferentes para cada fase do funil. Tenha em mente que os clientes geralmente têm problemas ou questões que precisam ser resolvidas antes da contratação de um serviço, por isso a sua mensagem deve sempre sanar todas essas dúvidas para assegurar que você conseguirá fechar a compra.

E o que o call tracking e o atendimento ao cliente têm a ver com o funil de vendas?

O call tracking é uma das tecnologias que revolucionaram o atendimento ao cliente e é cada vez mais presente em planejamentos de marketing digital. Esse software cria um telefone secundário para cada plataforma que você usa para divulgação dos seus serviços (como site, blog, perfil no Facebook, Instagram e etc), redirecionando o cliente para a sua linha principal e permitindo que você identifique de onde surgiu essa ligação.

Para o cliente, essa estratégia é imperceptível, já que ele será automaticamente redirecionado para a linha principal. A grande vantagem é que você consegue saber se ele chegou até o seu serviço de atendimento ao cliente por meio do Facebook, do seu blog, do seu site ou outro canal no qual você investe na criação de conteúdo.

Isso é importante justamente porque, como foi mencionado, os usuários que desejam contratar um serviço online geralmente têm problemas a serem resolvidos e uma ótima forma de lidar com isso é por meio de ligações. Ou seja, o call tracking é importante para a criação de conteúdo do meio para o fundo do funil de vendas.

Isso porque o call tracking permite que você descubra qual é a fonte da maior parte dos seus clientes. Com essa informação, é possível concentrar os seus esforços nessa plataforma e assegurar que a sua mensagem está chegando até o público alvo ideal para a contratação dos seus serviços.

Lembre-se de que o conteúdo mais eficiente para atingir todas as fases do funil de vendas é aquele que é planejado, logo os dados obtidos por meio do call tracking são ferramentas muito poderosas para criar as suas estratégias de marketing digital e aumentar consideravelmente a sua base de clientes.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de entrar em contato para que possamos ajudá-lo! Deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Por Maria Fernanda Marcotti, graduanda em Engenharia de Produção.

Sobre Iúri Moreira 595 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

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