Google e Safetec defendem transformação digital no setor público

Safetec

A Google e a pernambucana Safetec, parceira da gigante norte-americana da tecnologia no segmento de soluções em nuvem, realizaram no Recife um evento inédito voltado exclusivamente para a gestão pública, com a participação de importantes líderes da Google. O encontro, que aconteceu na última terça-feira (09/05), no Auditório da Jump, no Porto Digital, reuniu representantes do setor governamental para discutir sobre a importância da transformação digital para a esfera pública.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as funcionalidades do G Suite através do contato direto com os executivos da Google, descobrindo como a tecnologia pode acelerar os processos de comunicação e colaboração entre os servidores. “A Google defende que a inovação está na intersecção de grandes pessoas com a tecnologia que permita seu engajamento. Órgãos públicos do mundo inteiro estão automatizando seus processos internos, conseguindo otimizar cerca de 90% das tarefas desempenhadas, impactando na eficiência dos serviços prestados aos cidadãos, que são beneficiados com um atendimento mais ágil e de maior qualidade”, explica Marlon Kotai, engenheiro especialista de clientes  Google Cloud.

De acordo com Kontai, um fator decisivo para as instituições governamentais adotarem o G Suite é a segurança. “A plataforma é uma das infraestruturas de nuvens mais seguras e confiáveis do mundo, contando com um avançado sistema de criptografia, autenticação e monitoramento rigorosos de acesso e proteção a ameaças de invasão internas e externas”.

Outro benefício que chama a atenção dos órgãos públicos é a redução de gastos. Em comparação com os processos executados tradicionalmente, a realização de serviços em ambiente digital consegue reduzir mais efetivamente os custos. “ Com o G Suite trouxemos mais celeridade e otimizamos a nossa organização, com redução de custos em benefício dos contribuintes do Estado. Conseguimos economizar aproximadamente 700 mil reais para cada ciclo de três anos. Estamos muito satisfeitos!”, conta André Lima do Tribunal de Contas de Pernambuco, um dos cases da Safetec neste tipo de serviço.

A empresa pernambucana do Porto Digital atende também instituições como Crea-PE, Fecomércio-PE, Prefeitura de Belo Horizonte (MG), dentre outras. “Entidades governamentais estão apostando cada vez mais nas ferramentas Google para desburocratizar e modernizar suas atividades, rompendo com o paradigma de que o serviço público é ultrapassado e lento. Muita gente me questiona o porquê de investir nesse segmento e a resposta é muito simples: a gente acredita na transformação digital do servidor público”, explica Antonio Lapa, CEO da Safetec.

Sobre Iúri Moreira 561 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*