Home office afetivo aproxima colaboradores remotos à empresa

home office

Estima-se que até 2020, quase 90% das empresas ofereçam aos funcionários alguma modalidade de trabalho a distância. Hoje no Brasil, cerca de 30% das empresas permitem que os funcionários trabalhem de forma remota, normalmente online, e com horários flexíveis.

Acompanhando essa tendência desde 2016, a DB1 Global Software busca manter e atrair grandes talentos da área de TI que, por um motivo ou outro, não podem trabalhar pessoalmente em sua sede em Maringá. A empresa vem se preparando para expandir o programa com a criação de política de Home Office que vai desde orientações ao colaborador – incluindo as responsabilidades frente a empresa, cumprimento de metas e segurança de dados – até iniciativas que aproximem o colaborador remoto da cultura e do ambiente da empresa.

“O contratado recebe orientações que vão desde o relacionamento com a empresa até noções de ergonomia para montar seu local de trabalho em casa. Para abraçar ainda mais nossos talentos e integrá-los ainda mais à empresa, oferecemos o melhor de dois mundos: todo o necessário para a realização de um trabalho de qualidade e a contribuição para melhoria na qualidade de vida do colaborador, já que ele trabalha à distância, sem bater ponto”, explica Natália Kawatoko, gerente da área de Gestão de Pessoas na DB1. “Depois de estudar várias possibilidades e com uma sugestão de um de nossos colaboradores Home Office, decidimos montar um kit que, além dos equipamentos eletrônicos, deve incluir objetos que façam a equipe remota se sentir na empresa, mas trabalhando de casa”, comenta.

A ideia de levar a cultura da empresa para casa veio de Nilson Soares Ruas Junior, desenvolvedor de software, que trabalha há um ano e sete meses anos em home office na cidade de Ivaiporã, no Paraná, e que sugeriu que seu local de trabalho tivesse algumas características do escritório da DB1. As áreas de Gestão de Pessoas e de Marketing abraçaram a ideia com direito a uma ação interna muito divertida e que vem viralizando nas redes sociais. Com inspiração no quadro “Lar Doce Lar”, do programa “Caldeirão do Huck”, foi criado o projeto “DB1 at Home Office”, que ganhou até uma logomarca própria.

“Estudamos todos os detalhes e montamos um projeto com diversos elementos decorativos para levar a DB1 para a casa do colaborador, nesse caso, do Nilson, que recebeu quadro de metal para gestão à vista com ímãs personalizados, prateleiras para acomodar seus objetos de trabalho, adesivos de parede temáticos, garrafa térmica para café, camiseta, além de uma placa de porta sinalizando que ali trabalha um Colaborador DB1 Home Office!”, explica Ana Maria C. Garcia, coordenadora de Marketing.

“Fazer tudo sem que o Nilson e sua família soubessem e ver a reação deles foi emocionante, valeu cada minuto”, comenta Natália.  O resultado da revelação pode ser conferido no https://goo.gl/8dn7rX

O projeto ‘DB1 at Home Office’ será expandido para os demais colaboradores remotos da empresa que receberão um “kit Home Office” composto por elementos para que se sintam acolhidos e ainda mais integrados à empresa.

Os primeiros candidatos ao programa de home office iniciaram migrando do próprio escritório da DB1. Quem for contratado passará por treinamento presencial na sede da empresa, receberá equipamentos com sistemas de áudio e vídeo, terá um auxílio para o custeio dos serviços de internet e todas as condições para manter a melhor comunicação possível com gestores e demais funcionários.

Atualmente dezoito colaboradores, dos 300 da DB1, trabalham em esquema de home office. A meta é chegar a 10% do número total de funcionários nesta modalidade até junho deste ano e ampliar ainda mais até o início de 2019.

Sobre Iúri Moreira 595 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*