Intelbras e Infravias firmam parceria de desenvolvimento para smart cities

Smart cities

A Intelbras, empresa do segmento de segurança, redes, comunicação e energia, e a Infravias, startup de sistemas construtivos e soluções inovadoras e sustentáveis para as áreas de infraestrutura e mobilidade, firmaram parceria com o objetivo de desenvolvimento tecnológico, com foco em soluções para smart cities (cidades inteligentes). O primeiro projeto conjunto é um ponto de ônibus que agrega segurança, acessibilidade e conforto aos usuários do transporte público, utilizando ferramentas de tecnologia.

O conceito de smart cities ganhou atenção nos últimos anos por conta do aumento da urbanização global. Em uma pesquisa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) detalhou que o uso de diferentes tecnologias pode melhorar a entrega de serviços públicos e os resultados das políticas em áreas como segurança e transporte. É nesse contexto de inovação e melhora da mobilidade urbana que o ponto de ônibus desenvolvido pela Infravias e a Intelbras se insere.

“A parada de transporte público para cidades inteligentes pretende desenvolver proposta de equipamentos que contemplem sistema de câmeras para monitoramento e sua interligação com a polícia e central de controle do transporte coletivo (CCO), objetivando a melhora da segurança pública e questões de gestão de tráfego”, explica o CEO da Infravias Aloisio Pereira da Silva. “Os objetivos propostos com esta solução só seriam possíveis por meio da parceria realizada com a Intelbras. É muito gratificante ver duas empresas catarinenses desenvolvendo um projeto tão promissor”, complementa o CEO.

Outras inovações que serão utilizadas no ponto de ônibus são os sistemas de iluminação, de carregamento de dispositivos móveis (USB) e display multimídia, que serão alimentados de energia proveniente de placas solares. Também terá WiFi gratuito para acesso aos serviços relacionados ao sistema de transporte. Anexo ao ponto, está prevista área de bicicletário com possibilidade de compartilhamento de bicicletas e patinetes.

“Inovação faz parte do DNA da Intelbras, investimos 6% do nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Sendo assim, ficamos extremamente felizes com a parceria com a Infravias. Temos certeza que o ponto de ônibus irá revolucionar o transporte público em cidades inteligentes”, afirma Márcio Ferreira, Diretor Comercial da Intelbras. “Nós disponibilizamos a tecnologia e expertise para a implementação do sistema de CFTV, energia solar, Wi-Fi e carregamento de dispositivos eletrônicos das paradas de ônibus. Equipamentos como painéis solares e equipamentos wi-fi de alta velocidade serão utilizados na solução”, adiciona Ferreira.

O ponto de ônibus está sendo desenvolvido como proposta para revitalização do bairro Vila A, em Foz do Iguaçu. Ele faz parte de um grande projeto de planejamento urbano focado em sustentabilidade, em parceria com a prefeitura municipal. Sob as calçadas e ciclovias será implantado o sistema INFRAVIA que organiza as redes de gás, água, esgoto, energia elétrica, comunicações e drenagem pluvial, facilitando a operação e manutenção dessas infraestruturas.

Sobre Iúri Moreira 669 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*