Intelbras recebe certificação nacional inédita para produtos de combate a incêndio

certificação

 Intelbras desenvolveu com a associação ABIPCI (Associação Brasileira das Indústrias de Prevenção e Combate a Incêndio), um programa de certificação nacional para seus produtos e soluções tecnológicas de prevenção de incêndio. A ação, que é primeira no Brasil já que todas as outras certificações disponíveis são internacionais, visa elevar a segurança dos equipamentos e fixar a responsabilidade da Intelbras como fabricante, demonstrando a evolução da linha de produtos de prevenção de incêndio da companhia e validando definitivamente a sua qualidade.

A certificação nacional é recente: apenas em 2021 teve início o processo de acreditação estruturado que possa validar de forma voluntária os fabricantes nacionais que se preocupam com a qualidade das suas soluções e querem passar essa segurança para seus clientes. Essa realidade se tornou possível e vem sendo coordenada por um grupo de fabricantes nacionais, no qual fazem parte da ABIPCI, e que tem como maior interesse o desenvolvimento de um processo estruturado de certificação de produto, podendo atestar que a sua solução tem o selo de conformidade da certificadora acreditada pelo INMETRO e que o produto ofertado atende os requisitos normativos no mercado brasileiro conforme a ABNT NBR 7240*.

“A certificação de produtos de combate a incêndio é um mecanismo crucial de avaliação da conformidade, com base em normas nacionais, internacionais e regulamentos técnicos. O processo consiste em uma avaliação que garante que os equipamentos atendem a todos os requisitos das normas aplicáveis e ensaios laboratoriais. A Intelbras possui inovação em seu DNA, portanto nada mais natural recebermos a primeira certificação totalmente brasileira para produtos de combate a incêndio. A ação é muito significativa e importante, já que eleva a qualidade e segurança dessas soluções, beneficiando o mercado e consumidores”, afirma Paulo Daniel Correa, diretor de Controle de Acesso da Intelbras.

A certificação dos produtos de prevenção de incêndio da Intelbras é válida por cinco anos e, durante esse período, serão realizadas avaliações anuais de qualidade. Nesse momento, três centrais de incêndio endereçáveis – modelos CIE 1125, CIE 1250 e CIE 2500- levarão o selo de conformidade que identifica que passaram pelo processo de certificação, deixando claro aos clientes que são produtos de alta qualidade e que estão de acordo com as normas e regulamentações vigentes.

“Geralmente o mercado só procura certificações se existir obrigatoriedade, portanto a iniciativa voluntária da Intelbras é pioneira e importante. A ação demostra os valores da empresa e o seu comprometimento com a segurança. Além dos produtos de combate a incêndio da Intelbras serem os únicos com certificação nacional, eles são os primeiros no Brasil a ter total conformidade com a ABNT NBR 7240-2**”, comenta Vladson Athayde, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da GTM.

Processo de certificação de produtos de combate a incêndio

A certificação de produtos e serviços é uma atividade realizada por uma entidade independente, acreditada por um órgão Acreditador. Seu objetivo é verificar a conformidade em relação a um padrão estabelecido. No caso da Intelbras, foi escolhida a GTM, Certificadora Acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO que oferece a certificação de produtos de Sistemas de Detecção e Alarmes de Incêndio destinados a detecção, proteção e combate a incêndio de forma independente e autônoma.”A falta de certificação de um equipamento de sistema de segurança representa menos garantias de funcionamento correto em situações extremas, isso é um grande perigo em uma situação de incêndio, por exemplo”, explica Athayde.

O processo realizado pela GTM acontece em quatro etapas:
1) Auditoria da empresa, sua linha de produção e de desenvolvimento dos produtos, além da análise da documentação técnica dos equipamentos;
2) Amostragem de produtos;
3) Ensaio e testes de produtos em laboratório independente e sem nenhum vínculo financeiro de negócios com a Intelbras;
4) Emissão do Certificado de Conformidade considerando que todas as etapas anteriores tenham sido concluídas com sucesso e estejam de acordo com os requisitos da Norma Técnica.No Brasil, o organismo responsável pelas políticas nacionais de metrologia e por acreditar os organismos certificadores e laboratórios é o INMETRO. A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, é a responsável pela elaboração das normas nacionais ou adaptação das normas internacionais à realidade e ao mercado brasileiro.

“Quando falamos de certificação de produto de alarme de incêndio no Brasil e no mundo, ainda que recebam nomenclaturas diferentes em cada país onde são criadas, todas estabelecem critérios técnicos específicos que devem ser cumpridos pelos fabricantes. Com isso, os maiores beneficiados são as pessoas, pois contam com uma solução segura que será validada com base em padrão pré-estabelecido, onde estão especificados todos os requisitos importantes que uma solução desse tipo deve ter”, acrescenta Kleytton Belarmino, gerente de segmento de Incêndio e Iluminação da Intelbras.

A importância do sistema de detecção de incêndio

Centrais de incêndio endereçáveis certificadas da Intelbras. Crédito: divulgação
Sistemas de detecção e alarme de incêndio são extremamente importantes para garantir a segurança e prevenção contra incêndios em diversos locais. O objetivo de sua instalação é garantir que, ao menor sinal de fogo ou fumaça, os responsáveis sejam comunicados para tomar as devidas providências a tempo, minimizando o risco de perder vidas e patrimônios. Essa solução é ainda mais importante em lugares com grande circulação de pessoas pois, em muitos casos, o fogo pode se espalhar rapidamente, exigindo evacuação imediata.Para que esse sistema tenha credibilidade é importante atender às especificidades técnicas determinadas pela ABNT e pelo Corpo de Bombeiros no que se refere à sua instalação e manutenção. Tais soluções devem ser elaboradas por profissional qualificado dentro de um projeto de prevenção de riscos e precisam passar por manutenções periódicas para garantir sua usabilidade e segurança.

“Para uma solução com essa reponsabilidade e com o propósito de salvar vidas, poder contar com produtos certificados de bons fabricantes é fundamental para que as pessoas e patrimônios continuem a salvo. Por isso, a certificação desenvolvida pela Intelbras é de vital importância”, finaliza Correa.

Serviço
Os produtos e soluções tecnológicas da Intelbras com certificação estão disponíveis para compra em revendas autorizadas da marca por todo o País e no varejo. Todos os itens possuem um ano de garantia.

* ABNT NBR ISO 7240 especifica um conjunto de diretrizes gerais e definições utilizadas para descrever o sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI), equipamentos instalados dentro e ao redor de edificações, e os ensaios e requisitos para estes equipamentos em outras partes da ISO 7240.

** ABNT NBR ISO 7240-2 especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para equipamentos de controle e indicação.

Sobre Iúri Moreira 833 Artigos
Jornalista, músico, videomaker, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico. Também fala sobre rock e heavy metal no canal Youtube.com/tomaruma

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário