MERCEDES LANÇA TECNOLOGIAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO E EMISSÕES EM ÔNIBUS

A Mercedes-Benz está introduzindo tecnologias para os chassis de ônibus da marca no Brasil. A partir de agosto, estará disponível no País o sistema de desligamento automático do motor e, a partir do início de 2018, o inédito módulo de recuperação de energia elétrica, que asseguram mais rentabilidade para as empresas de ônibus.

“Além da redução do custo operacional para os clientes, essas novas tecnologias diminuem o consumo de combustível e melhoram a eficiência energética, trazendo ganhos para as empresas de transporte de passageiros, para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Ainda de acordo com o executivo, “a oferta de equipamentos e sistemas como esses amplia o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar. Dessa forma, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos de custo operacional, segurança ativa e passiva”, ressalta.

EIS – sistema de desligamento automático do motor

Toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz será equipada, como item de série, com o EIS (Engine Idle Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.

Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

“Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada”, explica Walter. “Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado”.

A introdução dessa tecnologia atende a uma demanda crescente das empresas de transporte de passageiros pela redução dos custos operacionais. “Estamos atentos às necessidades dos clientes, trazendo soluções eficientes e robustas. O sistema EIS, por exemplo, é utilizado com amplo sucesso em ônibus Mercedes-Benz na Europa”, informa Walter.

RKM – sistema de recuperação de energia elétrica

Recurso também utilizado nos ônibus Mercedes-Benz na Europa, o sistema de recuperação de energia elétrica RKM estará disponível no Brasil, inicialmente, para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha O 500, bem como para os modelos O 500 U e M.

O gerenciamento inteligente do RKM aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.

“Com os super capacitores carregados, o RKM disponibiliza uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores, que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa função, o sistema propicia uma economia no consumo de combustível”, diz Walter. “Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da nossa Empresa, foram registradas economias médias de cerca de 2%”.

Os super capacitores são extremamente eficientes e funcionam com baixa tensão de 24 V. Uma grande vantagem na utilização dessa tecnologia é a rápida recarga desses super capacitores. Com isso, a energia elétrica armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo.

Entre as características mais importantes desta tecnologia também se destaca um benefício para as baterias e os alternadores do veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. E além da redução do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*