Motocicleta conectada ao smartphone, é possível?

Motocicleta

Estar conectado há todo momento é uma realidade no mundo moderno em que vivemos. E esta tecnologia não ficaria longe das motocicletas. Esta novidade chegou ao mercado primeiro pelas motos esportivas da linha de motocross, e tem agradado os adeptos do esporte que podem ajustar sistemas pela tela do celular.

O modelo YZ450F foi apresentado ao mercado na última edição do Salão Duas Rodas, no final de 2017, e já chegou às lojas superando as expectativas de venda. Não só pelo avanço tecnológico na conexão com o smartphone, mas porque teve alterações importante na motorização e outros componentes que deixaram esta moto esportiva ainda mais competitiva.

O “Yamaha Power Tuner” é o aplicativo utilizado para a conexão entre a motocicleta e o smartphone. O app esta disponível para os sistemas Android e IOS, atendendo a todo tipo de público. Com esse aplicativo o piloto pode alterar o mapa de potencia da motocicleta e ainda gerencia o motor. Toda esta conexão é feita por wifi, facilitando a comunicação entre o sistema da moto e o aplicativo.

Avanços tecnológicos

Foram realizados muitos testes para desenvolver este sistema que traz mais autonomia para o piloto. Com o aplicativo é possível ajustar a performance da motocicleta sem precisar encostar o veículo na oficina. A tecnologia avançou de moto que de acordo com o tipo de terreno que esta sendo conduzida a motocicleta, o piloto consegue adequar o veículo para obter o melhor desempenho.

O mapeamento da ignição e combustível também pode ser ajustado através do aplicativo, com um simples toque na tela do smartphone. Estas alterações do sistema mudam por completo o desenvolvimento da motocicleta de acordo com o que o piloto precisa no momento para o melhor rendimento.

Os avanços nas motos usadas, seja para esporte, para trabalho ou passeio ocorrem a cada nova geração. Seja na motorização e desempenho, seja na economia. As motocicletas estão passando por verdadeiras transformações tecnológicas para se adaptar cada vez mais a necessidade do piloto.

As novas gerações de motos

Os últimos lançamentos de motocicleta estão mostrando um avanço tecnológico cada vez constante, seja das motos de passeio de baixa cilindradas até as motocicletas esportivas, que precisam de mais tecnologia para ter seu pleno funcionamento. As motocicletas estão cada vez mais potentes e ao mesmo tempo, mais econômicas. Este desempenho é fruto dos avanços tecnológicos imprescindíveis na categoria.

A segurança tem sido um ponto de muitos avanços. Para melhorar este quesito, alterações significativas estão sendo realizadas nas novas gerações das motocicletas. O sistema de freios ABS foi adotado na maioria dos modelos, a melhora na performance do controle de tração, controles de aceleração e a instalação de equipamentos de proteção estão sendo implantadas desde os modelos mais baratos.

O trânsito caótico e a correria do dia a dia tornam a motocicleta um dos principais meios de locomoção. Mas na contramão desse aumento de motos transitando está o perigo dos acidentes, que crescem na mesma proporção. Por isso, pilotar a motocicleta transcende apenas o quesito de seguir as regras. Hoje o piloto precisa estar atento para tentar evitar ser vítima de motoristas apressados e desatentos.

Como escolher uma boa motocicleta

A escolha da motocicleta perfeita é um grande desafio. É preciso sempre definir quais os objetivos do piloto para definir qual a moto certa para se comprar. A escolha deve esta baseada não somente no valor do veículo, mas também na necessidade do piloto. Não há necessidade em comprar uma moto de 1000cc para trabalhar como motoboy diariamente. Fatalmente esta escolha saíra cara em vários aspectos.

  • Passeio

Quando o objetivo do piloto é passear pela cidade, percorrer pequenas distâncias, dois aspectos podem ser levados em consideração para decidir a compra. A potência e o preço da moto. As motocicletas mais potentes são mais caras. Mas se apenas o prazer de pilotar for levado em consideração, as motos menos potentes são mais baratas e mais econômicas e uma boa opção para se locomover pela cidade. Por exemplo, para fugir do caos do transporte coletivo e se deslocar de casa para o trabalho com mais facilidade.

  • Trabalho

Para trabalhar o piloto necessita uma motocicleta que tenha uma potencia de motor maior, mas que também seja mais robusta. É muito comum encontrar a CG Titan como um parâmetro para motos de trabalho porque ela une o preço acessível, a potência ideal para um deslocamento mais eficaz e a economia no abastecimento. As motocicletas para trabalho, geralmente, precisam ser mais econômicas, para evitar gastos excessivos durante os trajetos.

  • Viagem

As motocicletas para estrada unem o conforto e a potência. Estes veículos tem um valor mais alto, mas tem uma maior segurança e rendimento do motor para suportar as horas rodando pelas estradas. Estas motos também trazem para o piloto e o garupa um conforto maior, já que as viagens podem ser exaustivas. A motorização também é mais alta para que a moto tenha um bom desempenho de velocidade durante o longo trajeto em alta rotação.

  • Esportiva

Estas motocicletas são usadas para duas finalidades bem diferentes. Algumas são mais esportivas utilizadas para passeio e viagens. Outros modelos são utilizados exclusivamente para a prática esportiva. Estas são preparadas para diferentes tipos de terrenos que serão utilizadas. Em geral, elas têm um custo mais alto pelos opcionais e design diferenciado, e tendem a não ser muito econômicas no uso diário.

As motocicletas mais vendidas

Ao final do ano de 2017, a lista das motocicletas mais vendidas é composta mais por veículos tradicionalmente utilizados para o trabalho, que unem uma potencia menor nos motores mais uma eficiência no consumo de combustível. Confira a lista das 10 motocicletas mais vendidas no Brasil:

  1. Honda CG 160
  2. Honda NXR 160
  3. Honda Biz 110i
  4. Honda Pop 110i
  5. Honda CG 125
  6. Honda PCX
  7. Yamaha Factor 150
  8. Honda XRE 300
  9. Honda CB Twister
  10. Yamaha Crosser 150

Desde as motos mais baratas até as mais caras, o que se pode observar é o avanço tecnológico que estes veículos vêm apresentando. Do sistema de frenagem mais eficiente a conexão com o smartphone, as motocicletas estão cada vez mais tecnológicas e seguras. E com todas estas informações sobre as motos, gostou desse artigo? Então compartilhe com os seus amigos para que todos saibam os avanços tecnológicos das motos.

Sobre Iúri Moreira 546 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*