Multinacional de tecnologia VTEX faz parceria com a UFPE

VTEX

A multinacional brasileira especializada em e-commerce VTEX acaba de fechar um acordo com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A parceria, que será iniciada em novembro, inclui projetos de extensão e pesquisa que buscam aperfeiçoar e gerar inovação em softwares de comércio eletrônico.

Para o professor de Ciência da Computação Luciano Barbosa, que coordena o projeto na UFPE, esse convênio traz muitos benefícios ao desenvolvimento dos estudantes e pesquisadores da instituição. “Vamos poder aplicar o estado da arte do conhecimento científico em um problema real da VTEX e também aprender com ela sobre o desenvolvimento de software no mundo real”, destacou.

De acordo com o engenheiro de software da VTEX Bruno Dias, a empresa faz questão de apoiar e fazer parte de parcerias como essa porque acredita no poder transformador da educação. “Temos orgulho de ser uma das poucas corporações brasileiras que investem em pesquisa com financiamento de bolsas de mestrado e produção de artigos científicos”, declarou.

Segundo a líder de parcerias com as universidades da VTEX, Ana Luiza Motta, além de contribuir para a formação de profissionais que podem ser absorvidos no quadro de colaboradores, o convênio estimula a geração de ideias e mantém a inovação constante no cotidiano de todos os envolvidos. “Estaremos sempre abertos a ampliar essa iniciativa. É uma forma importante de impactar e beneficiar a educação do país. Ao término do curso, esses alunos têm a capacidade de trabalhar em qualquer empresa de tecnologia do mundo”, acrescentou.

Na visão de Luciano, a expertise da VTEX no mundo de desenvolvimento de softwares vai propiciar aos alunos e professores uma vivência valiosa dos processos e desafios tecnológicos existentes no mercado. “É uma excelente oportunidade para contribuir com uma empresa genuinamente brasileira e também absorver conhecimento de alto nível, num processo de ganha-ganha”, afirmou. Entre as missões previstas no programa, estão estudos para aprimorar as soluções de busca do help center da multinacional e a implementação de novas técnicas para melhorar cada vez mais a performance dos sistemas.

Além do acordo com a UFPE, a VTEX tem um convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Entre os aportes já realizados e outros estabelecidos para 2020, na Paraíba e em Pernambuco, a empresa está investindo mais de R$ 1,3 milhões em instituições de ensino superior. Além dos projetos de extensão e pesquisa, a multinacional financia e patrocina eventos e ações nas universidades.

Criada no Rio de Janeiro há quase 20 anos e com sede em São Paulo, a VTEX hoje atua em 28 países e possui escritório em 10 deles. No mês passado, a empresa anunciou que vai abrir um escritório em João Pessoa, o primeiro do Nordeste. A unidade será focada em desenvolvimento de novos produtos e tem inauguração prevista para janeiro de 2020.

Sobre Iúri Moreira 719 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*