NERDI insere alunos da rede municipal na área tech

Nerdi

O Núcleo de Estudantes Realizadores De Ideias (NERDI) busca inserir estudantes da rede municipal com idades entre 13 e 15 anos no ecossistema do Porto Digital. Organizado por voluntários que já atuam no parque tecnológico, o programa está em busca de novas empresas parceiras. Atualmente, a primeira turma do NERDI atende 19 jovens e é constituído por três fases: aulas durante os cinco primeiros meses, um mês para o desenvolvimento de um negócio do zero, e, no semestre final do projeto, o estudante é absorvido como Jovem Aprendiz em uma das empresas parceiras. Durante as duas primeiras fases, os participantes são beneficiados por uma bolsa patrocinada pelos apoiadores do NERDI.

“O Porto Digital é um dos polos com maior concentração de oportunidades de carreira no Brasil. Porém, os profissionais precisam ter certas habilidades que ainda não são ensinadas na escola tradicional. A situação é ainda mais difícil para quem vive em um contexto socieconômico frágil. Por isso que o NERDI foi criado: para preparar os estudantes para assumirem o protagonismo no crescimento da nova economia e acelerar a mudança de vida de suas famílias”, explica Paulo Ribeiro, cofundador do NERDI. Na primeira fase, que dura cinco meses, os estudantes frequentam três aulas semanais com 2h de duração. Entre as temáticas abordadas, estão planejamento pessoal, fact checking, matemática básica, Pacote Office, ferramentas digitais do mundo corporativo, design thinking e marketing. As aulas acontecem na C.E.S.A.R. School, parceira do projeto.

Já a segunda fase acontece durante um mês e ensina aos alunos o processo de construir um negócio do zero, seguindo a metodologia das startups. O terceiro e último passo do NERDI é o ingresso do estudante como Jovem Aprendiz em uma das empresas parceiras. “Para alcançarmos o objetivo de alocarmos todos os estudantes como jovens aprendizes em empresas da nova economia em Recife, buscamos mais parcerias com as empresas. É uma relação positiva para ambos os lados, pois os jovens já chegam preparados para operar no dia a dia de empresas tecnológicas.”, afirma Paulo.

Atualmente, o NERDI conta com o apoio da Prefeitura do Recife, Softex, Porto Digital, C.E.S.A.R. School, In Loco, PickCells, Neurotech e On Case. As empresas que desejarem apoiar o programa devem enviar um e-mail para empresas@sejanerdi.com.

Sobre Iúri Moreira 664 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*