NOS CAMINHOS DA INCLUSÃO

Por Renata Pimentel, gerente de Recursos Humanos da TIM Nordeste

Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs). Quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, ainda que celebrada extraoficialmente desde 1982. A iniciativa partiu do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência desde 1979.

Nesta ocasião mais que especial, faz-se necessário falar da importância da inclusão dessa significativa parcela da população no âmbito profissional, pois ainda segundo o IBGE apenas 1% desse público está empregado. Algumas empresas como a TIM, por exemplo, têm percebido a importância em ter e empregar ainda mais esses profissionais. Mas para isso é preciso que as organizações criem processos de recrutamento transparentes, abertos para todos, sem nenhuma distinção. Atualmente, a companhia emprega cerca de 220 pessoas com deficiências diversas em todo o País, e está com mais de 100 vagas abertas no Brasil que também contemplam candidatos deficientes.

Além disso, é preciso criar um ambiente seguro e empoderador, onde as pessoas com deficiência possam prosperar independente da sua condição, e assim tem sido. Nossa crença é de que todos precisam ser tratados de forma igualitária, com profissionalismo. E a TIM tem feito isso já a algum tempo. Nos diferenciamos na busca em proporcionar a esse público um ambiente de trabalho adequado às suas necessidades.

O resultado? Sem dúvida, é a revelação de grandes talentos. Que se superam dia após dia, fazendo história dentro e fora da empresa. Profissionais qualificados, com mentes criativas, habilidades impressionantes de raciocínio e determinados a buscar empresas que valorizem as suas qualidades e o seu potencial. Para nós investir nesses seres humanos é muito mais do que garantir a inclusão, é ao mesmo tempo permitir se surpreender positivamente.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*