Porquin, startup criada no CIn-UFPE, garante 3° lugar na VarejoNow

Porquin

O aplicativo Porquin, desenvolvido na disciplina Projetão do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) conquistou, na última quarta-feira (30/05), o 3° lugar da competição VarejoNow. O evento fez parte da Feira Brasileira de Varejo (FBV), focada em startups brasileiras da área de inovação no varejo, e contou com a presença de 13 equipes previamente selecionadas. A startup recebeu como premiação R$2.000,00, destinados para o fomento do projeto, e também mentorias gratuitas.

O aplicativo já havia conquistado uma colocação no Top50 mundial no desafio Microsoft Imagine Cup. Na ocasião, o Porquin ficou entre mais promissoras Big Ideas do desafio e ganhou U$ 600,00 em créditos Azure para ir para o próximo nível da Imagine Cup. A equipe foi a única da América do Sul a entrar no ranking. Os alunos responsáveis são Bruno Filho, Mateus Nunes, Matheus de La Rocque e Jailson Dias, de Ciência da Computação do CIn-UFPE; Rogério Santos, Igor Carneiro, João Vicente e Vinícius de Moraes, de Engenharia da Computação do CIn-UFPE e a estudante de Publicidade da UNICAP Karol Oliveira.

Para Bruno Filho, além da premiação recebida, o evento foi positivo para a equipe do Porquin em termos de networking e validação de mercado. Nesse sentido, ele também destacou o papel que o CIn-UFPE e, mais especificamente, o Sandipt, espaço de prototipação e inovação tecnológica inaugurado neste ano pelo Centro, tem desempenhado no desenvolvimento do projeto. “O programa do Sandpit tem sido um grande apoio para a Porquin ter mais credibilidade no mercado e também para ser selecionada nesses tipos de competições, que trouxeram fortes aprendizados e networking para a equipe”, comentou.

O evento

A FBV é realizada anualmente pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e a formação de novas parcerias e negócios. Entre os expositores, estão empresas com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Na competição VarejoNow, que ocorreu durante os dias 28 e 30 de maio, as startups inscritas foram avaliadas por um comitê técnico composto por profissionais do Sindilojas Porto Alegre, Sebrae e Unitec. O julgamento dos projetos foi realizado levando em consideração o atendimento ao objetivo do desafio, preenchimento completo e adequado do formulário indicado e aspectos relacionados aos quesitos inovação, equipe, mercado, e apresentação audiovisual.

Sobre Iúri Moreira 565 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*