Porto Digital entre os finalistas do prêmio Inspiring Solutions

premio inspiring solutions

Pela segunda vez, o Porto Digital figura entre os finalistas, entre competidores de todo o mundo, do prêmio Inspiring Solutions, promovido pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP). Com um programa escolhido pela entidade entre as 10 melhores soluções inspiradoras, o parque tecnológico permanece como um dos principais ambientes de tecnologia e inovação.

O prêmio Inspiring Solutions, que chega à 5ª edição, foi criado pela IASP para compartilhar o conhecimento de forma global e reconhecer iniciativas relevantes dos parques tecnológicos e ambientes de inovação. Para chegar aos 10 finalistas, a associação submeteu a uma banca de especialistas projetos inscritos pelos parques tecnológicos que fazem parte da entidade.

Na segunda fase da competição, as melhores soluções serão eleitas a partir dos votos dos membros da IASP, quando cada filiado pode selecionar até três iniciativas. Os vencedores do prêmio Inspiring Solutions deste ano serão conhecidos na conferência mundial da IASP, que será realizada no mês de setembro, em Isfahan, no Irã.

Desta vez, o parque tecnológico teve como destaque o programa Open Innovation Lab (OIL), que fomenta o ecossistema de inovação ao conectar grandes corporações a startups locais. O OIL é um programa de inovação aberta que leva os desafios de grandes corporações para empreendedores locais e academia, o que favorece novas conexões para desenvolvimento de soluções e produtos. “Estar entre as 10 iniciativas finalistas do prêmio Inspiring Solutions escolhidas pela IASP é uma mostra de como o Porto Digital conseguiu produzir algo que tem impacto não só no agora, mas no futuro do ecossistema de inovação”, afirma o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Com três programas concluídos, o Open Innovation conectou 10 startups a três grandes empresas para a fase de ideação – o resultado disso foi o desenvolvimento de dois novos produtos, com receita avaliada em mais de US$ 5 milhões no último ano. A expectativa é que o OIL gere mais de US$ 30 milhões em novos negócios nos próximos cinco anos.

Armazém da Criatividade

O Porto Digital já esteve entre os finalistas antes. Em 2016, o Armazém da Criatividade foi uma das iniciativas selecionadas entre as 10 melhores do mundo em parques tecnológicos e ambientes de inovação. A unidade avançada em Caruaru é uma solução que reúne inovação, incentivo ao empreendedorismo, interiorização e laboratórios para prototipagem.

O Armazém da Criatividade foi inaugurado em outubro de 2015. Instalado no Polo Comercial de Caruaru, o ambiente tem 1.800m² de área, nos quais estão dispostos laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos.

Além de focar no potencial da cadeia produtiva da moda, o Armazém da Criatividade também se destaca como um ambiente para o desenvolvimento de projetos na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial no desenvolvimento de games. O ambiente também dará suporte tecnológico a projetos nas áreas de animação, design gráfico e de produto.

Sobre Iúri Moreira 561 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*