Porto Digital: workshop Transportes LOUCos para alunos do ensino médio

Transportes LOUCos

Já pensou se fosse possível pegar uns “Transportes LOUCos”, como um skate voador, e chegar em casa, fugindo do trânsito caótico do Recife? Agora imagina isso no mês de julho, o que significa um misto de 27ºc com pancadas de chuva com mormaço. As variações do tempo – que já são complicadas -, ficam ainda piores se está dentro de um ônibus, em pé no meio da Avenida Conde da Boa Vista em pleno meio dia.

A cena é inspirada no filme “De Volta para o Futuro”, uma das obras que servirão de referência para o “Transportes LOUCos”, workshop promovido pelo LOUCo (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados) do Porto Digital para os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Além de referências em filmes, séries e desenhos de ficção científica, a iniciativa irá propor mentorias de diversas áreas para provocar os estudantes com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ideias que podem resolver problemas existentes e criar novas soluções para transportes e mobilidade urbana. “Queremos gerar o protagonismo desses jovens. Fomentamos a ideia de que eles são pessoas que podem resolver problemas do mundo e pensar projetos incríveis”, explica o coordenador do LOUCo, Leo Lima.

Para colocar as ideias em prática, os alunos terão desafios como ponto de partida. Além de contar com toda a estrutura tecnológica do laboratório e do apoio dos mentores, o principal é pensar ideias inovadoras, sustentáveis e diversas para os transportes. “Nós já temos uma série de futuros prováveis para a mobilidade, carros autônomos já é um deles, mas existem outras possibilidades”, comenta Leo Lima. Ele também ressalta a importância da vivência de espaços como o laboratório, “apesar da importância do uso das tecnologias, um workshop como esse oferece a vivência de trabalho coletivo, em uma perspectiva de autonomia que é extremamente importante para os jovens se sentirem agentes transformadores da realidade”.

O workshop será realizado entre os dias 17 a 20 deste mês, das 14h às 18h (exceto no primeiro dia, com início às 9h). Os interessados em participar devem preencher um formulário online e aguardar o resultado da seleção. Os alunos escolhidos devem pagar uma taxa de inscrição que é de R$ 20 para estudantes de escolas públicas e R$ 80 para os alunos da rede particular de ensino.

Workshop de férias ‘Transportes LOUCos’
Dia 17/07:  9h às 18h
Dias 18, 19 e 20: 14h às 18h
Local: Apolo 235 (Rua Apolo 235, Bairro do Recife)
Inscrições: http://bit.ly/WorkshopTransportesLOUCOs

Sobre Iúri Moreira 561 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*