Review: Android TV de 55 polegadas C715 da TCL

C715

Quando recebi o convite da TCL para testar um de seus mais recentes lançamentos, a Android TV C715, comecei a pensar em como a experiência de uso da televisão mudou nos últimos anos. Quando criança, televisão a cores era artigo de luxo, e lembro bem da festa no dia que meu pai chegou em casa com uma moderna TV de tubo de 26 polegadas. Da mesma forma, lembro de minha primeira plasma de 42 polegadas, comprada em 2004, com resolução de 720p.

Atualmente, a TV não é mais limitada à sala, os canais por assinatura estão perdendo terreno para o streaming e as chamadas SmarTVs estão dando lugar às modernas televisões com sistema operacional Android. Assistir à programaçao da TV aberta, definitivamente, não é – de longe – o foco desses aparelhos.

Durante cerca de um mês, pude testar todo o potencial da TCL C715. O modelo tem sistema operacional Android, tecnologia QLED, resolução 4K, wi-fi, bluetooth, reconhecimento de voz Google Assistant em português, 3 entradas HDMI, 2 USB e áudio Dolby Atmos via HDMI ou saída ótica. Por ter sistema Android, alguns periféricos funcionam plugados na USB, como webcams, headsets gamers e placas de som.

tcl-c715

A configuração inicial é simples como em um smartphone. Depois de aceitar os termos, basta adicionar sua conta Google, definir o idioma e conectar o aparelho à rede, via cabo ou wi-fi. O menu mostra vários hubs de aplicativos e sugestões de conteúdo, que podem ser reorganizados de acordo com a sua preferência. Com o comando de voz habilitado, você quase não precisa do controle remoto, basta dizer o que quer assistir que a C715 obedece.

O Q na frente do LED significa que a C715 utiliza os chamados pontos quânticos; cristais microscópicos vermelhos e verdes que proporcionam uma melhor qualidade de imagem. Confesso que minha SmarTV 4K de 50 polegadas passou vergonha no comparativo. Por ter o sistema do robozinho, instalar aplicativos e jogos (controles bluetooth funcionam bem) é tão fácil quanto no celular. Netflix, Disney+, Amazon Prime, Globoplay (dois meses de graça incluídos na compra do aparelho), Kodi e mais algumas centenas de opções estão à disposição do freguês.

Vale a compra?

A resposta é mais difícil do que parece e depende muito do perfil de usuário. Se você, como eu, é um ávido consumidor de streaming, games e gosta de tudo conectado inteligentemente dentro de casa, claro. Mas nunca é demais lembrar: a sua experiência está diretamente ligada à qualidade da sua internet. Com preço na casa dos R$ 3 mil, a TCL C715 é uma ótima aquisição e dá nova vida à experiência de assistir filmes em 4K ou jogar aquele último lançamento no Xbox. Uma pena o teste ter durado apenas um mês. Queria mais!

Be the first to comment

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: