Review: videoporteiro wi-fi Allo W5 da Intelbras, com controle pelo celular

Allo W5

A Intelbras lançou no final de 2020 a sua linha de videoporteiros inteligentes Allo. A linha é composta por cinco modelos que monitoram a entrada de residências, apartamentos e escritórios com imagens em tempo real através do aplicativo, compatível com sistema Android e iOS. Ainda em novembro, a Intelbras mandou para o Blog do Moreira o modelo Allo W5, que eu instalei em casa e testei durante pouco mais de 45 dias (e vou explicar por que um teste tão longo).

Este modelo em particular tem algumas características comuns à linha Allo: registra fotos e vídeos do visitante, possui entrada para cartão de memória e o usuário pode visualizar e falar com o visitante mesmo de longe, tudo pelo aplicativo. Ele conta ainda com visão noturna, detecção de movimento, é resistente à chuva e, para aqueles que querem ser avisados das visitas quando dentro de casa, pode ser integrado às campainhas sem fio Intelbras. O Allo W5 ainda possui a facilidade de ser alimentado por duas baterias recarregáveis, o que o torna ideal para instalações residenciais, inclusive para substituir as campainhas de apartamentos.

Foi por causa desta característica que o teste durou 45 dias: este foi o tempo que a bateria manteve o Allo W5 funcionando. Nada mal para um equipamento com sensor de movimento, câmera e visão noturna em funcionamento 24h por dia. Ou seja, numa conta rápida, a autonomia da bateria durou permitiu 1080 horas de funcionamento.

Kit – O Allo W5 vem com diversos acessórios, como chave de montagem, fita dupla face, parafusos e buchas para chumbar o videoporteiro na parede. Trabalho fácil para quem tem familiaridade com uma furadeira. A câmera grande angular (140°) oferece um amplo campo de visão, mesmo com o visitante a poucos centímetro do equipamento. Como as baterias são recarregáveis, o Allo W5 é montado em um case preso à parede, para a hora de remover e recarregar (carregador incluso). É possível, no entanto, optar por conectar o videoporteiro à rede elétrica normalmente e não se preocupar com recargas a cada 45 dias.

Depois de fazer o download do aplicativo Intelbras Allo, você vai precisar criar uma conta e detectar o aparelho, que só funciona em redes de 2,4 GHz. Através dele você interage com visitantes em SD ou HD, tira fotos, filma e recebe notificações (opcionais) se houver movimento em frente ao aparelho ou se alguém pressionar o botão da campainha. Aqui, talvez o – único – ponto negativo do sistema: O tempo entre o pressionar do botão pelo visitante, recebimento da notificação e abertura do aplicativo pode durar mais de um minuto, o que fez alguns visitantes acharem que não havia ninguém em casa. Por outro lado, você pode “atender” à campainha com o celular do outro lado do mundo, bastando estar conectado a uma rede móvel.

O Allo W5 possui certificação IP54, o que foi comprovado durante o período de testes. O aparelho sobreviveu à luz do sol e chuvas sem grandes problemas. Senti falta de integração com assistentes pessoais, como a Alexa (a Intelbras tem sua própria linha Izy), mas nada que comprometa a experiência. O aparelho tem preço sugerido de R$ 649,00, na média de produtos similares disponíveis no mercado. Com desempenho devidamente aprovado pelo blog, o próximo passo será conecta-lo à rede elétrica.

 

Be the first to comment

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: