ROBÔCin fica em 5º lugar na Robocup Soccer

O RobôCIn, o grupo de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou o quinto lugar no RoboCup Soccer 2017, que aconteceu na Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (CBR) 2017. O grupo, que se formou para participar de competições e ampliar o conhecimento em soluções práticas e inteligentes na área de robótica, foi destaque na competição, obtendo vitórias expressivas e chegando às semifinais. O evento aconteceu em Curitiba, de 7 a 11 de novembro. Essa é a segunda participação da equipe na competição, sendo a primeira em 2016.

Com o apoio do Centro e a orientação dos professores Edna Barros e Hansenclever Bassani, o RobôCIn participou pela segunda vez na categoria IEEE Very Small Size da RoboCup Soccer, disputando de igual para igual com grandes times do evento.  O grupo foi o 5º colocado da competição, ficando à frente de equipes de universidades tradicionais, como USP, ITA e UFSCar. O saldo de gols foi de 53, o maior da competição. Para comparar, a primeira colocada teve um saldo de 46 gols, o que pode ser visto no quadro abaixo.

Hansenclever relata que o último jogo foi especialmente emocionante, com direito a pênalti perdido e bola sobre a linha do gol no final do jogo. “Nossa equipe tinha uma estratégia melhor, mas os robôs do oponente eram muito mais fortes e pesados que os nossos, e simplesmente carregavam nossos jogadores com bola e tudo para o gol. Com isso, terminamos o segundo tempo perdendo de sete a quatro. Então, em uma aposta arriscada para tentar equilibrar as forças, aumentamos a tensão nos motores acima do nível recomendado, e com isso conseguimos fazer quatro gols no segundo tempo, enquanto eles fizeram apenas dois. Final: 9×8. Por pouco!”.

Para Lucas Cavalcanti, aluno do CIn e integrante do RobôCIn, “a gente está com planos para o futuro de crescer o RobôCIn,não apenas melhorar nesta categoria, mas avançar para outras categorias, afinal, o RobôCIn quer ser referência em robótica no país. Nos próximos anos, nós almejamos competir em outras categorias e disputar competições internacionais, que é o lugar onde o RobôCIn merece estar.”

Conheça o RobôCIn:

 Time de alunos do RobôCIn:

1.      André Luís Damázio de Sales Júnior

 

2.      Juliana do Nascimento Damurie da Silva

 

3.      Carlos Henrique Caloete Pena

 

4.      Lucas Henrique Cavalcanti Santos

 

5.      Cristiano Santos de Oliveira

 

6.      Lucas Oliveira Maggi

 

7.      David Riff de França Tenório

 

8.      Marvson Allan Pontes de Assis

 

9.      Esdras Barbosa Lima da Silva Júnior

 

10.  Mateus Gonçalves Machado

 

11.  Gabriel Marques Bandeira

 

12.  Raphael Cândido Brito

 

13.  Heitor Rapela Medeiros

 

14.  Renato Sousa Bezerra

 

15.  João Gabriel Machado da Silva

 

16.  Roberto Costa Fernandes

 

17.  João Lucas Oliveira Canhoto

 

18.  Vinicius Bezerra Araújo da Silva
19.  José Nilton de Oliveira Lima Júnior

 

 

Placar dos jogos disputados, que finalizam quando uma das equipes atinge 10 gols de diferença:

RoboCIn (UFPE) 11x02 Jerimum (IFRN/UFRN)
RoboCIn (UFPE) 12x02 Ararabots (UFMS)
RoboCIn (UFPE) 15x05 Jerimum (IFRN/UFRN)
RoboCIn (UFPE) 10x00 Ararabots (UFMS)
RoboCIn (UFPE) 01x00 (por wo) BDP (UFV)
RoboCIn (UFPE) 03x04 Neon (UFABC)
RoboCIn (UFPE) 06x02  Rinobots (UFJF)
RoboCIn (UFPE) 11x01 ITAndroids (ITA)
RoboCIn (UFPE) 08x09 Pequi Mecânico (UFG)
Sobre Iúri Moreira 595 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*