Segunda edição do Festival REC’n’Play acontece de 7 a 10 de novembro

REC'n'Play

Durante quatro dias, o Bairro do Recife vai ser o palco do maior festival de experiências digitais do Nordeste. De 7 a 10 de novembro, o Festival REC’n’Play chega à sua segunda edição com mais de 260 atividades nas áreas de tecnologia, economia criativa e cidades inteligentes. A programação é gratuita e aberta a participantes de todas as idades. As inscrições já estão disponíveis no site www.recnplay.pe.

Realizado pelo Porto Digital, o Festival é apresentado pelo Sebrae com co-realização da Ampla, uma empresa do Grupo Duca, em parceria com a Prefeitura do Recife, Accenture e Smart Networks. O REC’n’Play ainda conta com apoio da Sescoop.

Com a mesma duração do Carnaval, o REC’n’Play tem como objetivo transformar e conectar pessoas de diferentes backgrounds para pensar em soluções de problemas da cidade e da sociedade. Ao invés de seguir troças e blocos, os “foliões” seguirão workshops, palestras, exibições, hackatons, shows, torneios de e-sports e muito mais.

O Festival funciona com três pilares: educação, negócios e entretenimento. As atividades podem se encaixar em uma dessas áreas ou em várias ao mesmo tempo. A programação funciona em formato de trilha – ou seja, se um participante quiser, pode ir para todas as atividades da trilha no dia sem conflito de horário.

Confira as trilhas e curadores de cada área:

Tecnologia

Economia Criativa

Cidades Inteligentes

IoT

Robótica

Fabricação Digital

Alcides Pires

Eduardo Peixoto

Jacques Barcia

Luis Fernando

Kiev Gama

Renata Albertim

Games

Audiovisual

Fotografia

Design

Música

Ana Farache

Aurora Jamelo

Chico Barros

Danielle Hoover

Dui Aguiar

Gabriel Anceles

Danilo Freire

Erica Ferrer

Sustentabilidade

Clima

Geraldo Marinho

Isadora Freire

Rafael Vaisman


“Na primeira edição, tínhamos um desafio muito grande de apresentar um conceito novo, onde os participantes teriam liberdade para ir a qualquer espaço do festival e assistir ao que quiser. E isso é o que o REC’n’Play significa: andar pela cidade, respirar aquele ambiente, intervir no espaço e se relacionar com tudo aquilo”, diz o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Todo o programa contará com indicações de curadores nas diversas áreas. Com profissionais tanto da esfera pública quanto da privada, muitos retornam da edição do ano passado com sua expertise. Na edição de 2018, estão confirmados os nomes: Geraldo Marinho, Isadora Freire e Rafael Vaisrman para as trilhas de Cidades Inteligentes; Ana Farache, Aurora Jamelo, Chico Barros, Danielle Hoover, Dui Aguiar, Gabriel Anceles, Danilo Freire e Erica Ferrer para Economia Criativa; Alcides Pires, Eduardo Peixoto, Jacques Barcia, Luis Fernando, Kiev Gama e Renata Albertim para Tecnologia.

O Festival ainda contará com representantes de países como França, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, indicados em parceria com os respectivos consulados. Esses convidados farão parte da programação em diferentes trilhas, com atividades diversas.

Além de todo o conteúdo ao longo do evento, o REC’n’Play possui como bandeira deixar um legado, com mais conexão entre a cidade, empresas e pessoas. “Queremos que projetos e iniciativas, que se encontrarão no Bairro do Recife com diversos atores, reverbere durante o ano todo com as discussões que começaram durante o festival – e comemorados no festival do ano seguinte”, aponta o coordenador de programação do evento e gerente de economia criativa do Porto Digital, Leo Medeiros.

Conheça os curadores do REC’n’Play 2018:

Trilha Cidades Inteligentes

Geraldo Marinho

Geraldo Marinho é arquiteto, consultor em planejamento e gestão de cidades. Durante 25 anos, exerceu o cargo de professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente tem atuado na orientação metodológica de equipes multidisciplinares, envolvendo campos diversos como mobilidade, áreas portuárias, normas urbanísticas, patrimônio e reabilitação urbana, assim como a modelagem de sistemas de informação georreferenciados para o planejamento.

Isadora Freire

Isadora Freire é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de gestão de projetos, com foco no desenvolvimento sustentável e de longo prazo das cidades, tendo temas como mobilidade, acesso equitativo à cidade e desenvolvimento de políticas públicas como sua principal linha de atuação.

Rafael Vaisman

Rafael Vaisman é empreendedor. Possui graduação em gestão ambiental e dois mestrados: o primeiro em Inovação e Gestão do Conhecimento e o outro em Design e Sustentabilidade pela Universidade de Lund, na Suécia. Nesta universidade, trabalhou como pesquisador e incubou a empresa Ecohus, hoje, pertencente ao grupo Ecohus Brazil, referência em projetos e eventos sustentáveis.

Trilha Economia Criativa

Ana Farache

Ana Farache é jornalista, fotógrafa e escritora. Atualmente é coordenadora do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e da Cinemateca Pernambucana. É idealizadora e diretora do Festival Internacional Brasil Stop Motion.

Aurora Jamelo

Aurora Jamelo é designer, multiartista e é um dos nomes à frente do Coletivo Audiovisual Experimental Menino Exu e do Festival Transborda de Cultura sem Gênero. Autodeclarada indígena-quilombola, periférica e travesti, a artista faz questão de afirmar a sua existência e a persistência do seu trabalho nas artes e nos espaços sociais.

Chico Barros

Chico Barros estudou ‘processos avançados em fotografia’ na Cardinal Stritch University, nos Estados Unidos. Possui trabalhos publicados em diversos veículos do Brasil e alguns do exterior, como New York Times e Getty Image. Em 2006, fundou a ‘Sala de Foto’, estúdio fotográfico voltado para o mercado publicitário localizado na capital pernambucana.

Danielle Hoover

Danielle Hoover é formada em Licenciatura em Educação Artística pela UFPE e diretora da Luni Produções, produtora pernambucana fundada em 1996. Já produziu vários trabalhos na área de televisão, rádio, cinema, publicidade, música, teatro e eventos.

Dui Aguiar

Dui Aguiar é designer, co-fundador da Verve Works, empresa que une design e tecnologia para criar soluções e sócio da startup Simples – E-commerce Inteligente. Colabora como mentor de Product Design do Google Launchpad e da ACE Startups, participando ativamente do ecossistema de inovação e empreendedorismo em empresas e startups.

Biel Anceles

Biel Anceles é graduando em gestão da informação pela Universidade Federal de Pernambuco, influencer da Riot Games Brazil e é um dos sócio-fundadores da Nexus Agência, primeira agência de e-sports pernambucana. Participou da organização da área de games de eventos como a Campus Party e Game Festival. Desde o ano passado, atua como responsável de comunidades e eventos na Noord.Games.

Danilo Freire

Danilo Freire é designer pela Universidade Federal de Pernambuco, sócio e gerente de projetos da Gorlami Games, empresa recifense de jogos digitais. É articulador, mentor e organizador de eventos voltados para estudantes e profissionais da área de games, como workshops, game jams e palestras.

Erica Ferrer

Erica Ferrer é formada em administração pela Universidade Federal de Pernambuco e desenvolvedora de negócios internacionais da Manifesto Games, estúdio especializado no desenvolvimento de jogos casuais e educacionais. Desde 2014, ela é a representante do estúdio nas principais conferências da indústria como GDC, Game Connection, XDS e Gamescom, na América do Norte e Europa, onde estabelece acordos comerciais e parcerias com estúdios como Gamblit Gaming e Bandai Namco.

Trilha Tecnologia

Alcides Pires

Alcides Pires é economista e diretor de uma das mais tradicionais empresas de tecnologia do Estado com projetos implantados em mais de 30 países, a MidiaVox. Desde 2016, assumiu a presidência do Centro de Excelência em Desenvolvimento de Software do Recife, Softex Recife. No cargo de conselheiro, ele atua na Softex Nacional e no Porto Digital.

Eduardo Peixoto

Eduardo Peixoto é chefe de negócios do CESAR, coordenador do PoETAS.IT e consultor de inovação em várias organizações e empresas como ANPROTEC, Elcoma, FIAT, Iron House, Saraiva, SSB e Unilever. Tem mais de 30 anos de experiência em projetos de TI, telecomunicações e inovação, tendo desempenhado funções técnicas e gerenciais para diversas organizações como PHILIPS-Holanda e ASCOM-Suíça.

Jacques Barcia

Jacques Barcia é futurista profissional, escritor e jornalista. É membro da Association of Professional Futurists (APF) e integrante do Centre For Postnormal Policies and Futures Studies (CPPFS). Ele é um dos fundadores da Futuring.Today, um laboratório de futuros que combina foresight, design e experiências narrativas para hackear futuros. Mestre em Design, Jacques é professor de Design Futures da CESAR School e consultor de futuros do Porto Digital.

Luis Fernando

Luis Fernando é formado em engenharia elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração, ligada à Universidade de São Paulo, além de diversos treinamentos e certificações internacionais. Atualmente reside e atua como diretor de projetos de inovação e tecnologias digitais na Accenture sediada na capital pernambucana.

Kiev Gama

Kiev Gama possui doutorado em ciência da computação pela Université de Grenoble, França. Atualmente é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) e pesquisador no INES (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software).  Suas pesquisa são nas áreas de engenharia de software e sistemas distribuídos aplicadas ao contexto da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes.

Renata Albertim

Renata Albertim é jornalista e mestranda em consumo, cotidiano e desenvolvimento social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Co-fundadora da startup de impacto social ‘Mete a Colher’, rede que tem a tecnologia como aliada para combater à violência contra as mulheres e vencedora da quarta edição do “oscar” das startups brasileiras, o Startup Awards.


Serviço
Festival REC’n’Play
Quando: de 7 a 10 de novembro
Onde: Bairro do Recife
Outras informações, programação e inscrição: http://recnplay.pe

 

Sobre Iúri Moreira 595 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*