Serttel apresenta TrafGO, sistema desenvolvido com o Google

TrafGO

A Serttel, empresa de tecnologia que oferece há 30 anos soluções inovadoras para mobilidade, comodidade e segurança da população nos ambientes urbanos, participa na próxima quinta-feira (19), da 67ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. No encontro, será apresentado o TrafGO, uma nova geração de sistema de controle de semáforos inteligente desenvolvido pela empresa que utiliza inteligência artificial para otimizar ciclos, defasagens e frações de verdes dos semáforos, reduzindo o tempo de deslocamento dos veículos. Para isso, o sistema utiliza informações de trânsito coletadas da nuvem do Google Maps.

Segundo Leonardo Nunes, diretor de Gestão de Tráfego da Serttel e palestrante da empresa no fórum paulista, o TrafGO foi desenvolvido em parceria com o Google para fazer o controle e otimização dos tempos dos semáforos, tornando a rede semafórica inteligente. Os veículos enviam informações de rastreamento do GPS dos smartphones para a nuvem. O Google analisa os dados e gera indicadores de tráfego em tempo real. O TrafGO analisa os indicadores utilizando algoritmos inteligentes e ajusta os tempos dos semáforos. Estes executam os tempos enviados pela central do sistema, melhorando o fluxo de veículos nas vias.

“O grande diferencial do sistema é o fato dele dispensar a implantação de sensores nas vias, sejam eles laços indutivos ou câmeras de laço virtual. Esse é um dos grandes benefícios para as cidades que o adotam, pois também reduzem o investimento para implantação e os custos com a manutenção da solução, além de garantir uma maior disponibilidade do serviço já que toda a solução é baseada em software operando nas nuvens”, explica. Entre outros benefícios do TrafGO estão a otimização da rede de semáforos dos corredores arteriais, controle e monitoramento em tempo real e interface web baseada em mapa georreferenciado. O sistema também possui ferramentas de análise embarcadas integrada totalmente com o módulo de gestão da manutenção que permitem uma gestão completa da rede semafórica. Atualmente, o TrafGO está sendo utilizado no Recife (PE), no Rio de Janeiro (RJ), em João Pessoa (PB), em São José dos Campos e em São Paulo (SP).

A 67ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana reunirá mais de 150 gestores da área em Hortolândia (SP). Entre os temas que serão debatidos estão acidentes e violência no trânsito, experiências exitosas de mobilidade urbana em municípios paulistas e a regulamentação de transporte de passageiros por aplicativos. O encontro conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Hortolândia (SP) e acontece na área de eventos do Hotel Druds localizado naquele município.

 

Sobre Iúri Moreira 561 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*