TESTAMOS o Izy Speak!, caixa wi-fi e bluetooth que interage com Alexa

Izy Speak!

Com os assistentes pessoais na crista da onda e presentes em cada vez mais projetos de casa conectada, faz todo o sentido que a Intelbras resolva entrar neste mercado. A empresa brasileira lançou recentemente a linha Izy Speak!, com dois modelos de smart speakers (Izy Speak! e Izy Speak! mini), que possuem tecnologias sem fio Wi-Fi e Bluetooth e interação com a Alexa, da Amazon.

Pontos positivos – A grande sacada da Intelbras com o Izy Speak!, gentilmente cedida para o Blog do Moreira, foi a inclusão de uma bateria interna de 2.400 mAh, o que permite a operação fora da tomada. Com isso, o equipamento se torna portátil e pode ser carregado pelos ambientes da casa ou até fora, com funcionamento via bluetooth. São dois equipamentos em um, na verdade: além do assistente pessoal, o Izy Speak! também funciona como caixa de som, e ainda conta com entrada auxiliar para conexão via cabo.

Além disso, o IZY Speak! conta também com certificação IPX4, o que garante resistencia à respingos d’agua. Bom para usar naquele churrasco na piscina. Em relação à usabilidade, o IZY Speak! não difere das Amazon Echo. Os comandos são os mesmos, assim como as integrações com a Alexa. Isso significa que dá para adicionar centenas de skills e tornar o smart speaker da Intelbras extremamente versátil e controlar as luzes de casa, escutar as últimas notícias, saber a previsão do tempo e o que mais der na telha. Como está presente em 98% do território brasileiro, o equipamento pode ser adquirido em milhares de lojas físicas, de equipamentos eletrônicos a materiais de construção.

Izy Speak!

Pontos negativos – Embora não chegue a incomodar, o design é menos sofisticado que a concorrente. Ao invés do invólucro de tecido, uma grade circula o gadget. O que era para ser redondo tem um dos lados um pouco achatadoo. Até cheguei a imaginar que poderia ser um defeito do modelo enviado, mas constatei a mesma imperfeição observando o IZY Speak! em algumas vitrines aqui do Recife. Pode ser intencional, no entanto, pois permite que o IZY Speak! seja colocado deitado sem ficar rolando livremente.

Ainda no quesito estético, a tampa de silicone que cobre a entrada de áudio auxiliar (padrão de 3,5 mm – P2) e a entrada Micro-USB para carregar a bateria é inexplicável. Toda essa área, aliás, passa a sensação de não ter sido bem planejada. Talvez o projeto original tivesse entrada para cartão microSD? Em suma: em algum momento, principalmente com uso intenso, a tampa de silicone deve se romper. O áudio poderia ser melhor, pois o falante de 5 watts tem dificuldades nas frequências graves. Na função de assistente pessoal vai bem, mas é na hora de escutar música que falta fôlego.

Conclusão – O IZY Speak! da Intelbras não faz feio em relação ao concorrente Amazon Echo. Apesar de ter sido lançado com preço sugerido de R$ 699,90 (o mesmo da Amazon Echo), o IZY Speak! pode ser encontrado a partir de R$ 470,00 no comércio, outra vantagem para o produto nacional, já que o concorrente só é vendido oficialmente via internet. A presença da bateria interna é outro ponto positivo, mas o design poderia ser repensado para uma próxima geração, além de um falante um pouco melhor.

Ficha técnica

Bateria: 2.400 mAh (cerca de quatro horas de uso)
Conexões: Wi-Fi 802.11 b/g/n (2,4 GHz), Bluetooth 2.1, Micro-USB, entrada auxiliar
Microfones: 2 (três metros de alcance com ruído < 50 dB)
Dimensões: 85×220 mm
Potência: 5 watts RMS
Resposta de frequência: 60 Hz a 20 kHz

Sobre Iúri Moreira 790 Artigos
Jornalista, músico, videomaker, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico. Também fala sobre rock e heavy metal no canal Youtube.com/tomaruma

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*