TIM vai investir em banda larga via fibra ótica no Nordeste

Banda larga

A TIM Brasil reuniu a Imprensa especializada em São Paulo, nesta sexta-feira (08/12), para apresentação do balanço anual e de algumas projeções para 2018 com o CEO da empresa, Stefano de Angelis. Durante o evento, o Blog do Moreira apurou que o serviço de internet banda larga por fibra ótica TIM Live, que usa a tecnologia FTTH (Fiber to the Home), deverá será expandido em breve, inclusive para o nordeste do País, oferecendo velocidades de 100mb e 150mb com mensalidades a partir de R$ 89,90.

“Nós sabemos que o nordeste tem uma penetração de banda larga aquém do resto do País, principalmente comparando com as regiões sul e sudeste. Ao longo dos próximos três a cinco anos, várias cidades da região terão o serviço de banda larga via fibra em altíssima velocidade”, revelou o diretor de Residential Solutions da TIM Brasil Fabiano Ferreira.

De acordo com ele, a empresa já está conversando com prefeituras e companhias de energia para viabilizar a infra-estrutura necessária. “Essa estrutura não existe e demora de nove a doze meses para ser implantada. Por isso mesmo, nos próximos anos, teremos grandes investimentos no nordeste. Baseado em experiências anteriores, a Tim costuma obter grandes resultados na região e nós sabemos qual a demanda e perfil dos consumidores. Até 2020, estaremos presentes com o TIM Live no nordeste”, avisou Ferreira.

A TIM Live opera com a tecnologia FTTC. A fibra ótica é levada a um gabinete a até 400 metros de distância da casa do usuário, a partir de onde os dados trafegam via fio de cobre até o modem. Uma das vantagens do sistema é que, ao contrário do ADSL, ele é simétrico, o que vai permitir à operadora oferecer planos com uploads melhores. Atualmente, a TIM Live funciona em algumas localidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, a empresa comemorou os dez anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, se mantendo como a empresa do setor de telecomunicações por mais anos consecutivos na lista. A carteira foi divulgada pela Bolsa de Valores em novembro e reúne 33 ações de 30 companhias, somando R$ 1,28 trilhão em valor de mercado.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

3 Comentário

  1. Uma correção: a tecnologia assimétrica, à qual acredito que você queria se referir, é ADSL (ADSL, ADSL2, ADSL2+). Já VDSL2 pode entregar bandas simétricas, tanto que é essa a tecnologia usada no TIM Live: fibra até o MSAN no poste, e dele VDSL2 até o assinante.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*