UFPE promove o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação

Com o tema “Aplicativos e Games na Educação”, o 7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  e o 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias receberão professores, estudantes e pesquisadores para apresentar os resultados surpreendentes da utilização dos jogos e dos aplicativos na sala de aula, nos dias 6 e 7 deste mês, das 8h às 20h, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, no Recife.

Os eventos são realizados pelo Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte), laboratório de pesquisa vinculado à UFEP, e pelo Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade.

Ambos os eventos abrem espaço para a discussão científica dos efeitos pedagógicos das novas ferramentas tecnológicas na aprendizagem dos estudantes. Os temas das conferências, mesas-redondas, comunicações individuais e coordenadas, pôsteres digitais e oficinas analisam ações pedagógicas praticadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

A abertura do evento contará com palestra do professor e pesquisador Luciano Meira, da UFPE, responsável pelo setor de pesquisa e inovação da Joy Street, empresa do Porto Digital que desenvolve jogos educacionais. Ele falará sobre “A Reinvenção da escola: a aprendizagem é um videogame”. No final do primeiro dia de evento, o professor Imad Saleh, da Universidade de Paris 8, na França, fará a segunda conferência, em francês com tradução simultânea, intitulada “Serious games : Créer, utilizer, innover?” (Jogos educacionais: criar, utilizar e inovar?).

No segundo e último dia do evento, será a vez do professor Vilson Leffa, da Universidade Católica de Pelotas (RS), especialista em aprendizagem com tecnologias, realizar sua conferência sob o título “Por que somos mais quando jogamos ?”. E para fechar, apresentando um panorama geral sobre o processo de gamificação nas escolas brasileiras e estrangeiras, o CEO da Joy Street, Fred Cavalcanti, abordará o tema “Gamificação da Educação no Brasil e no mundo”.

Outros estudiosos das tecnologias na educação discutirão o uso dos jogos e a chegada dos aplicativos educacionais na prática pedagógica dos professores e alunos nas diversas outras atividades que vão ocorrer como mesas-redondas, exposições de resultados de pesquisa e apresentação pôsteres digitais.

Sobre Iúri Moreira 577 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*