Vídeo: Optane acelera carregamento de programas em diversas vezes

Optane

A Intel reuniu a Imprensa especializada para um workshop sobre a tecnologia Optane, uma solução de aceleração de sistema para novas plataformas baseadas da 7ª geração em diante dos processadores Intel Core. Ao contrário do que muita gente imagina, a Optane não é uma memória RAM nem um SSD. Ela aprende intuitivamente quais aplicações você mais usa e as entrega com mais rapidez, se adaptando às necessidades do usuário pela pré-carga e aceleração de aplicativos e arquivos frequentemente usados.

“Os principais motivos que levam uma pessoa a trocar de máquina, seja PC ou notebook, são desempenho, memória, armazenamento e bateria. Muita gente se pergunta se vale mais a pena investir num disco SSD de menor capacidade do que manter o HD de alta densidade, porém de menor desempenho. Com a tecnologia Optane, a sua máquina equipada com um velho HD sata pode ter ganho de desempenho de mais de cinco vezes, em algumas aplicações, explicou o diretor de marketing da Intel, Carlos Buarque”.

O princípio por trás do Optane é utilizar a memória não volátil para carregar aqueles arquivos mais utilizados, melhorando a resposta da máquina. Basta ter em mente que um game como Gears of War 4 ocupa cerca de 121GB de espaço em disco, enquanto um vídeo com qualidade 4K gera 29GB/ hora. “Você não precisa abandonar seu HD Sata quem comprou com um ótimo custo-benefício. Fazendo uma analogia com uma playlist de música que uma pessoa usa para correr, é como se aqueles arquivos já estivessem pré-carregados, prontos para a execução”, exemplificou Buarque.

A Optane está disponível no Brasil com preços na casa dos R$ 200,00, para o pente de 16GB. Para utiliza-la, é preciso que o processador seja pelo menos um Core I3 da 7ª geração em diante e a máquina tenha um slot livre com barramento PCI-E. Outra opção é optar por um computador novo da Dell, Compaq, Lenovo, Avell ou Vaio, fabricantes que já dispõem de tecnologia Optane embarcada.

Lista de placas compatíveis

Confira vídeo mostrando a diferença de velocidade no carregamento do Adobe Photoshop em duas máquinas similares. A da esquerda é um Core I7 com 16Gb de RAM, Intel UHD Graphics 620 e HD de 1TB, sem Optane. A da direita é um clone com 8GB de RAM e memória Optane de 16GB

Sobre Iúri Moreira 561 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*