Visitamos a Intelbras para conhecer nova OLT 8820 I

OLT 8820 I

A Intelbras reuniu a Imprensa em Florianópolis, na última quinta (29), para uma visita à fábrica e apresentação da OLT 8820 I, equipamento 100% desenvolvido e fabricado na matriz da empresa localizada no município de São José (SC). O novo produto chega para atender à crescente demanda por serviços de banda larga no Brasil e é gerenciado pelo software gratuito SIG – Software Intelbras de Gerenciamento, que foi desenvolvido especialmente pela empresa para facilitar o dia a dia dos provedores de Internet e integradores.

De acordo com o gerente do segmento de optical and wired Diego Zaniol, a OLT 8820 I tem dois anos de garantia e capacidade para 1024 clientes, contra 512 do modelo anterior. “Este novo produto é totalmente desbloqueado e compatível com a maioria das ONUs do mercado”, avisa. O executivo também avisou que o preço da solução deve ficar na casa dos R$ 12 mil.

A OLT 8820 I, da Intelbras, é uma solução para provedores que utiliza a tecnologia GPON para levar os serviços do provedor de Internet até o consumidor por meio da fibra óptica. O equipamento possui como principal função a gerência e configuração de todos os clientes ativos conectados a ela. Cada uma das oito portas PON é capaz de atender até 128 ONTs/ONUs, totalizando a capacidade máxima de 1024 clientes por equipamento. Seu sistema de gerenciamento permite aos proprietários o controle de várias OLTs e de todas as ONUs e ONTs Intelbras que compõem a solução, o que dá a eles uma visão mais completa e torna o gerenciamento mais fácil.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de banda larga fixa segue crescendo no Brasil, totalizando 30,73 milhões de contratos ativos em setembro. E são os provedores regionais os responsáveis pela democratização do acesso nos subúrbios e rincões do País (saiba mais aqui). De cada cinco novas residências, quatro são atendidas por provedores regionais e são mais 9 mil provedores locais registrados no País.

Em 12 meses, foram ativados mais 2,49 milhões de acessos de banda larga fixa, um aumento de 8,80%. Na comparação entre setembro e agosto de 2018, houve variação de mais 78,63 mil contratos. A fibra ótica apresentou crescimento de mais 2,28 milhões de contratos ativos no mesmo período, um aumento de 85,45%. “Atualmente, a Intelbras comercializa mais de cinco milhões de produtos de rede por ano, incluindo OLTs, switches, ONUs, entre outros. Com o lançamento da OLT 8820 I, devemos conquistar nosso objetivo de chegarmos em primeiro lugar no mercado GPON”, explicou o diretor de unidade de redes da Intelbras, Amilcar Scheffer.

Principais características da OLT 8820 I

– Capacidade de até 1024 clientes: maior competência de clientes conectados por equipamento, reduzindo a quantidade de ativos na rede gerando economia aos provedores já que o cálculo do valor do produto é diluído na quantidade de clientes que ele suporta;

– Slots SFP + 10G: maior capacidade de tráfego podendo interligar os equipamentos em uma topologia em anel,possibilitando a utilização de bandas maiores por meio de um único cabo, criando topologias com maior confiabilidade por meio de links redundantes;

– Alimentação 48VDC redundante: caso a fonte de alimentação falhe e a OLT possua duas fontes conectadas, a segunda fonte assume a alimentação sem que ocorra quedas no equipamento, garantindo o funcionamento apesar de possíveis ocorrências de falhas na alimentação;

– Formato Stand Alone (1U): tamanho compacto com alta capacidade de clientes com um gerenciamento decentralizado, facilitando o uso do equipamento fora do POP principal devido a sua facilidade de instalação já que possui tamanho compacto;

– Manual de configuração em português, proporcionando facilidade na configuração do equipamento e o completo entendimento do produto;

– Gerência por linha de comando (CLI) e interface gráfica (GUI): o gerenciamento pode se dar por meio da linha de comando (CLI) ou interface gráfica (GUI), sendo assim o provedor tem total liberdade de escolha entre qual interface será utilizada para o gerenciamento da sua OLT.

Sobre o SIG – Software Intelbras de Gerenciamento

Desenvolvido pela empresa para facilitar o dia a dia dos provedores de Internet e integradores, o SIG é um sistema que permite gerenciar a OLT 8820 Ie outros modelos de OLTs Intelbras, assim como as ONUs e ONTs instaladas em residências ou empresas. O público-alvo é o provedor de Internet, podendo ser estendido a integradores para uso em cenários condominiais e corporativo. O software pode ser adquirido junto com a OLT ou por meio do site da Intelbras.

Com o SIG, o provedor ou integrador podem gerenciar a total restauração de fábrica e backup de configurações, atualizar o firmware, acessar os terminais ONU/ONT remotamente, monitorar todas as informações das OLTs,criar serviços como Bridge (TLS, intralink, downlink e uplink) e GTP, autorização ou bloqueio de ONUs/ONTs, entre outros.

“O diferencial do SIG, em relação aos concorrentes, é que ele é didático, intuitivo e gratuito.Outro benefício é a redução de gastos com mão de obra do provedor de Internet, já que o software é de fácil utilização e instalação, proporciona maior controle e monitoramento, antecipando assim correções no sistema para que o cliente não fique sem acesso à rede, além de proporcionar monitoramento em tempo real dos produtos”, complementa Scheffer.

Iúri Moreira viajou para Florianópolis (SC) a convite da Intelbras.

Sobre Iúri Moreira 594 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*