VPN: para sua lista de resoluções

VPN

Com o final do ano chegando, normalmente olhamos para trás e fazemos um balanço de tudo o que vivemos nos últimos 365 dias. Analisamos dados da vida pessoal, financeira, profissional, acadêmica, e projetamos melhorias, promessas e reflexões para o próximo ciclo que está por vir. Então, inclua aí na sua lista de resoluções para o próximo ano: adquirir uma VPN, caso você ainda não tenha. Já te explico o porquê.

Em primeiro lugar gostaria de explicar o que é uma VPN (Rede Virtual Privada). É um túnel seguro entre dois ou mais computadores na Internet, permitindo que eles acessem um ao outro com garantia de confidencialidade na troca de dados. Ou seja, segurança móvel para conectar de qualquer lugar e qualquer coisa.

Uma VPN geralmente criptografa todos os dados que entram e saem do computador ou dispositivo móvel, encaminhando tudo para um servidor em outro lugar da internet em um data center seguro, fornecendo mais privacidade nas suas atividades na internet.

Outro ponto interessante, é que você pode configurar a sua VPN para ativar automaticamente sempre que estiver em uma rede desconhecida ou em uma rede que você marcou como pública ou não confiável.

No passado, as VPNs eram usadas principalmente pelas empresas para vincular filiais remotas com segurança ou conectar colaboradores móveis com a rede da empresa. Hoje, são também um serviço importante para a população no geral, oferecendo proteção contra-ataques quando se conectam em redes públicas de Wi-Fi.

Dada a importância de se proteger quando estiver acessando uma rede pública sem fio, descrevo abaixo três importantes pontos sobre a VPN:

Ignorando o geoblocking e os firewalls

As pessoas podem usar VPNs para acessar conteúdo online que não está disponível em sua região, embora isso dependa da restrição imposta pelos proprietários do conteúdo. Os provedores de serviços VPN geralmente disponibilizam servidores em muitos países do mundo e permitem que os usuários alternem facilmente entre eles.

Por exemplo, os usuários podem se conectar por meio de um servidor na Alemanha para acessar um conteúdo do Netflix que não está disponível em sua região.

Usuários em países como a China, onde os governos regularmente bloqueiam o acesso a determinados sites por razões políticas, geralmente usam VPNs para contornar essas restrições.

Grátis x pago

Atualmente, os usuários podem contar com ampla oferta de serviços VPN para escolher. As ofertas gratuitas de VPN geralmente exibem anúncios, têm uma seleção mais limitada de servidores e as velocidades de conexão são mais lentas. Além disso, serviços gratuitos de VPN geralmente são abusados por hackers, spammers e outros usuários mal-intencionados. É importantíssimo usar sempre ferramentas de VPN de fornecedores bem-conceituados e conhecidos.

Segurança melhorada

As redes sem fio abertas representam um sério risco para os usuários, porque os invasores que estão nas mesmas redes podem usar várias técnicas para detectar o tráfego na Web e até sequestrar contas em sites que não usam o protocolo de segurança HTTPS. Além disso, algumas operadoras de rede Wi-Fi injetam intencionalmente anúncios no tráfego da Web, o que pode levar a um rastreamento indesejado.

Ao usar uma conexão VPN, todo o seu tráfego pode ser roteado com segurança por meio de um servidor localizado em outro lugar do mundo. Isso protege seu computador contra tentativas de rastreamento e hackers locais, bem como oculta o endereço verdadeiro do Protocolo da Internet nos sites de serviços que você acessa.

*Por Flavio Elizalde, Head of Brazil Consumer & SMB Sales da McAfee

Sobre Iúri Moreira 790 Artigos
Jornalista, músico, videomaker, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico. Também fala sobre rock e heavy metal no canal Youtube.com/tomaruma

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*