Wi-fi pública é segura? Conheça mitos e verdades sobre o tema

Wi-fi pública

Se você é do tipo que está sempre procurando por uma rede Wi-Fi pública para se conectar, é preciso ficar atento para garantir a sua segurança digital. Redes Wi-Fi abertas e gratuitas são convidativas para quem quer ficar conectado, mas também trazem mais riscos para a segurança digital dos usuários. Veja abaixo, alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Redes Wi-Fi de estabelecimentos são sempre seguras.

Mito. Nem sempre uma rede wi-fi pública é legítima, por mais que pareça. Criminosos virtuais se utilizam de nomes de restaurantes, cafeterias, museus ou lugares públicos para criar conexões falsas – muitas vezes com um ótimo sinal – e enganar os usuários. Quando o cliente se conecta à rede, permite que toda a informação trocada nesta conexão seja monitorada e roubada, especialmente senhas bancárias, transações financeiras e dados de e-mails. Na dúvida, questione o estabelecimento se a rede, de fato, pertence a ele.

Devo evitar utilizar rede wi-fi pública.

Mito. O usuário deve, sim, tomar certos cuidados ao utilizar hotspots gratuitos, porém não necessariamente evitá-los. O ideal é utilizar redes públicas para fazer pesquisas, sem acessar sites que contenham dados pessoais, como internet banking, redes sociais, etc – prefira a rede móvel da sua operadora para fazer transações deste tipo.

O hotspot é realmente do estabelecimento e tem senha, logo minha conexão é segura.

Mito. Mesmo que a rede seja do estabelecimento, ela também está sujeita a criminosos virtuais – neste caso, a dificuldade para invadi-la depende das configurações e da complexidade da senha utilizada.

Mas e agora? Não se pode utilizar nenhuma rede wi-fi pública?

Não é bem por aí. Existem inúmeros serviços disponíveis para que o usuário, mesmo em uma rede pública, com ou sem senha, tenha um acesso mais seguro. O Vivo Wi-Fi Seguro, por exemplo, oferece uma VPN a seus assinantes, que cria uma espécie de “túnel de segurança privativo” para as informações. O Vivo Wi-Fi Seguro faz parte do Vivo Protege, solução de segurança da informação da Vivo, que inclui outros serviços e custa apenas R$ 11,99/mês.

Para saber mais sobre o Vivo Wi-Fi Seguro, acesse https://protecao.vivo.com.br/vivo-wifi.

O serviço faz parte da Oferta do Vivo Protege, um pacote de serviços de segurança que reúne antivírus, 32GB de armazenamento na nuvem e controle parental, tudo isso para instalar em até três aparelhos (smartphone, tablet ou computador). Na oferta de R$ 11,99/mês, você pode experimentar por 7 dias, a assinatura será automática após o período de gratuidade. Para assinar, envie um SMS grátis com a palavra WIFI para 881.

Se tiver dúvidas ou desejar cancelar o serviço, envie um SMS grátis com a palavra AJUDA para 881, ou acesse o chat do serviço com atendimento exclusivo em https://protecao.vivo.com.br/chat

Sobre Iúri Moreira 565 Artigos
Jornalista, músico, fotógrafo, marido de Isabela, pai de Arthur, fã dos Beatles e do Iron Maiden. Geek e cinéfilo, também é viciado em seriados e games. Nas horas vagas, pode ser encontrado gravando no homestudio, mexendo na moto, cozinhando ou desmontando algum equipamento eletrônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*